MAPA – ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING – 51/2024

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Conhecer o público de uma organização é fundamental para que uma marca consiga definir suas ações, estratégias e objetivos de mercado. Por isso, é preciso pesquisar, definir e segmentar seu público. Segundo Vieira e Shimohigashi (2021, p.171):
“Segmentação é a divisão dos consumidores por produtos adquiridos e pelas características comuns da maioria desses consumidores. […] A empresa busca conhecer seu consumidor para atendê-lo da melhor forma, pois, atingindo o perfil correto de clientes, as vendas aumentarão e, por consequência, aumenta sua participação no mercado, porque a empresa pode começar a atingir novos clientes que antes não compravam, aumentando, dessa forma, a imagem da empresa com clientes e concorrentes”.
Fonte: VIEIRA, M. C.; SHIMOHIGASHI, E. R. M. Administração de marketing. Maringá: UniCesumar, 2021.
 
Conhecer o consumidor é tarefa básica e fundamental dos gestores de uma organização, sendo realizada em conjunto com os responsáveis pelo marketing e comunicação. Afinal, a definição e escolha errada de um público pode causar danos e até prejuízos financeiros à empresa no mercado. Um exemplo clássico de necessidade de conhecimento de público, e que levou a empresa até a se reposicionar, mudando sua imagem no mercado, foi a Havaianas. Com certeza você já ouviu a história de que a Havaianas reposicionou seu produto no mercado na década de 1990, não apenas nas características do que vendia, mas também na busca de novos consumidores.
 
Fonte: https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_627975-MLB44975140237_022021-O.jpg. Acesso em: 29 fev. 2024.
O preço baixo do produto era associado à classe C, sendo considerado popular demais e não consumido pelos demais públicos existentes no mercado. Segundo Bolina (2018, on-line), “Um dos pontos mais significativos da virada da Havaianas foi entender que ambos os públicos – tanto classes C quanto média/alta – eram importantes em números de vendas, afinal, o produto conseguia atender as demandas de todos”.
Fonte: BOLINA, L. Case Havaianas: o papel de um bom conteúdo no reposicionamento de marca. Rockcontent, 2018. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/case-havaianas. Acesso em: 29 fev. 2024.
Compreendendo a importância em se conhecer e segmentar corretamente o público, a marca Havaianas conseguiu reerguer seus produtos no mercado, mudar sua imagem e continuar ativa frente a seus concorrentes.
 
Fonte: https://www.publicitarioscriativos.com/wp-content/uploads/2016/02/6-vezes-em-que-a-alavancagem-criativa-levou-uma-marca-ao-sucesso.png. Acesso em: 29 fev. 2024.
Você pode acessar mais informações sobre esse assunto pelo link:

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Deixe um comentário