ATIVIDADE 1 – GAMB – GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS – 52 _2024

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

No mundo moderno, precisamos de energia para grande parte das nossas atividades corriqueiras, como, por exemplo, nos deslocarmos de um lugar para o outro (meios de transporte), acender a luz dos nossos aposentos, preparar as nossas refeições, carregar nossos smartphones, entre tantas outras coisas. Toda essa energia vem de um conjunto de fontes que formam o que podemos denominar de matriz energética. Ou seja, ela representa o conjunto de fontes disponíveis em um país, estado, ou no mundo, para suprir a necessidade (demanda) de energia.
Segundo dados da International Energy Agency (IEA, 2023), o mundo possui uma matriz energética composta, principalmente, por fontes não renováveis, como o carvão (27,2%), petróleo e derivados (29,5%) e gás natural (23,6%). Todas as outras fontes de energia, tais como: Biomassa, hidráulica, nuclear, entre outras, representam apenas 20%. Fontes renováveis como solar, eólica e geotérmica, por exemplo, juntas correspondem a apenas 2,7% da matriz energética mundial.
Uma questão curiosa é que a matriz energética do Brasil é muito diferente da mundial, pois utiliza uma maior quantidade de fontes renováveis em relação ao restante do mundo. Somando lenha e carvão vegetal, hidráulica, derivados de cana, eólica, solar, entre outras renováveis, totalizam 47,4%, ou seja, quase metade da nossa matriz energética, conforme

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Deixe um comentário