ACIDENTE DE TRABALHO – CHOQUE ELÉTRICOOlá, caro(a), aluno(a)! Você como estudante e futuro(a) profissional, já parou para refletir sobre seu dia a dia de trabalho? Já pensou sobre como os conhecimentos em primeiros socorros podem mudar a trajetória de um trabalhador em condições de risco de morte?Quero que você faça a leitura comigo da situação abaixo:A prevenção de acidentes é pauta constante nas empresas, isso porque um acidente de

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

ACIDENTE DE TRABALHO – CHOQUE ELÉTRICO
Olá, caro(a), aluno(a)! Você como estudante e futuro(a) profissional, já parou para refletir sobre seu dia a dia de trabalho? Já pensou sobre como os conhecimentos em primeiros socorros podem mudar a trajetória de um trabalhador em condições de risco de morte?
Quero que você faça a leitura comigo da situação abaixo:
A prevenção de acidentes é pauta constante nas empresas, isso porque um acidente de trabalho acarreta danos não somente ao funcionário, mas também para a empresa, sistema de saúde e previdência. Sendo assim, destacamos a importância de seguir as normas de seguração e o uss adequado de equipamentos de proteção e atenção em todo o processo de trabalho.
É por isso que seguir as normas, usar os equipamentos de segurança e ter atenção durante o trabalho é tão importante: o comportamento preventivo, além de evitar muitos acidentes, pode salvar vidas! No entanto, seja por descumprimento de normas e procedimentos, seja por uso inadequado de ferramentas e/ou equipamentos de proteção, cansaço, fadiga ou qualquer outra razão, acidentes podem ocorrer.
Elaborado pelo professor, 2024.
Veja o texto publicado pelo Corpo de Bombeiros do Paraná no ano de 2023.
Trabalhador de 27 anos morre por choque elétrico em Maringá 09/01/2023 Homem sofreu descarga de 700V, recebeu atendimento mas não resistiu

Quartel Central do 5ºGB em Maringá/PR (09/01/2023) – O 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná foi acionado, às 14h34min desta segunda-feira (09), para o atendimento de vítima de choque elétrico em edificação na Av. Dr. Mario Clappier Urbinatti, em Maringá. De acordo com o solicitante, o homem de 27 anos instalava placas fotovoltaicas no telhado do imóvel quando recebeu descarga elétrica de aproximadamente 700V de corrente contínua de um desses painéis solares, entrando imediatamente em parada cardiorrespiratória.

Diante do grave cenário, foram despachados pelo Corpo de Bombeiros uma ambulância, um caminhão de resgate e salvamento (ABTR) e o Oficial de Área. Ao mesmo tempo, o Samu enviou um suporte avançado de vida.

No local, as equipes encontraram o adulto no telhado de zinco, há cerca de 6 metros do solo entre placas solares, em parada cardiorrespiratória, com sinais de potencial entrada da energia elétrica por sobre o coração. Imediatamente, técnicas de atendimento pré-hospitalar básico e avançado foram aplicadas como intubação, desfibrilação, administração de drogas e manobras de reanimação cardíaca. Foram cerca de 40 minutos de trabalho conjunto, contudo não houve alteração no desfecho fatal.

Para a extração até o solo, a guarnição estabeleceu um sistema de salvamento vertical com ancoragens no telhado e utilização de escada como trilho. Enquanto o suporte à vítima continuava, a plataforma mecânica foi acionada para execução de plano alternativo de resgate, tendo sido esta a opção para a descida do corpo ao solo.

MAPA – GESTÃO DE EMERGÊNCIAS E PRIMEIROS SOCORROS – 52_2024A Polícia Militar, Polícia Científica e IML estiveram no local, e a região do telhado em que houve o sinistro foi isolado a pedido da perita para trabalhos ainda a serem desempenhados pela Polícia Científica.
Fonte: https://www.bombeiros.pr.gov.br
Você percebe a seriedade do assunto quando pensamos em acidentes envolvendo descarga elétrica de alta voltagem? Percebe como o profissional bem preparado pode atuar em várias frentes como: primeiros socorros à vítima otimizando o tempo desse cuidado assim como na prevenção desse tipo de acidente? A educação continuada dos trabalhadores é fundamental para prevenir os agravos no local de trabalho, reduzir riscos, acidentes e o adoecimento do trabalhador. Estabelecer uma relação próxima esclarecedora com o trabalhador, é fundamental para boa adesão das práticas e segurança.
Dessa forma, o desafio da atividade MAPA da disciplina Gestão de Emergências e Primeiros Socorros é justamente propiciar a reflexão e a experimentação, considerando sua inserção profissional no mercado de trabalho.
Tendo em vista a necessária atuação prática em seu dia a dia profissional, vamos desenvolver uma proposta de atividade de ensino baseada nos aspectos de primeiro atendimento a vítima de choque elétrico. Diante disso, sua tarefa é:

MAPA – GESTÃO DE EMERGÊNCIAS E PRIMEIROS SOCORROS – 52_2024

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Deixe um comentário