Os herbários desempenham um papel fundamental no aprendizado dos alunos de agronomia, especialmente na disciplina de botânica, ao fornecer uma ferramenta valiosa para o estudo das plantas.

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Os herbários desempenham um papel fundamental no aprendizado dos alunos de agronomia, especialmente na disciplina de botânica, ao fornecer uma ferramenta valiosa para o estudo das plantas.

Ao coletar, preservar e analisar amostras botânicas, você tem a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre morfologia, fisiologia e ecologia de plantas nativas e cultivadas. Além disso, o contato direto com essas amostras oferece uma compreensão prática e tangível, enriquecendo a experiência educacional e incentivando a investigação aprofundada sobre a conservação, a sustentabilidade e o papel vital dessas plantas na manutenção do equilíbrio ambiental.

Na última análise, os herbários não apenas enriquecem o seu conhecimento acadêmico, mas também inspiram a paixão pela preservação da diversidade botânica, preparando o seu futuro como agronômico para enfrentar os desafios da agricultura sustentável e da conservação ambiental. Elaborado pelo professor, 2024.

Estudando a unidade 3 do livro de Biologia Vegetal, intitulado “Coleções Botânicas”, convenço você desenvolver seu potencial e construir a exsicata através desta atividade MAPA.

Objetivo: Compreender o processo de montagem de uma exsicata e desenvolver habilidades práticas de coleta e preservação de amostras botânicas cultivadas.

Materiais Necessários: Tesoura ou faca pequena; Papel cartão ou papelão; Papel filtro; Fita adesiva, ou cola; Caneta permanente; Saco de papel ou envelope de papel kraft; Régua.

Passos : São várias formas para confeccionar a exsicata vou deixar um link para ajudar a entender: Você poderá ler as informações sobre a montagem da exsicata na página 95 do Livro da disciplina.

Escolha das Plantas: Selecione DUAS plantas cultivadas na agronomia que sejam representativas para a disciplina.

-se de escolher uma planta com características botânicas interessantes e da sua região. A planta precisa estar no estágio reprodutivo, ou seja, com flores ou inflorescências.

Coleta: Utilize uma tesoura ou faca para recolher uma pequena parte da planta. Evite danificar toda a planta, para garantir a continuidade do seu crescimento. Lembre-se de coletar um galho com as folhas e flores (estrutura reprodutiva).

Anote no caderno informações relevantes sobre a localização onde você está coletando (coordenadas geográficas), nome do município e estado, informações sobre a característica da planta (arbórea, arbustiva, erva, o tamanho aproximadamente, cor das estruturas florais, características da cor da folha ).

Preparação das Amostras: Limpe uma amostra de terra, insetos ou quaisquer detritos, caso seja uma planta pequena (exemplo, trigo, aveia, aveia preta, nabo forrageiro, ervilhaca, trevo branco). Se a planta for grande, corte-a em partes menores para facilitar a prensagem.

Prensagem: Coloque a planta entre folhas de papel jornal e papelão. Disponha o conjunto em uma superfície plana com as madeiras pressionando o material. Adicione peso sobre a planta prensada e deixe por alguns dias até que a planta esteja completamente seca.

Montagem da Exsicata: Corte um retângulo de papel cartão para servir como base da exsicata. Fixe a planta seca sobre o papel usando fita adesiva, ou cola. Caso a planta fique maior do que o papel para a montagem final, divida as outras partes da planta e confeccione outras (duas ou três) para a montagem final. Escreva informações importantes, como local de coleta, dados, nome científico e características da planta, com caneta permanente.

Acondicionamento: Coloque a exsicata em um saco de papel ou envelope de papel kraft para proteção.

ATENÇÃO: A atividade deverá ser realizada no FORMULÁRIO PADRÃO MAPA e deverá conter as seguintes informações:

Etapa 1: Confecção das exsicatas. Todas as etapas de preparação das exsicatas deverão ser fotografadas e anexadas na atividade, como:

a. Fotos das plantas no momento da coleta;

b. Fotos da Prensagem;

c. Fotos da Montagem;

d. Fotos do Acondicionamento;

e. Fotos das plantas exsicatas finalizadas/prontas (À direita da planta devem ser anexados os dados da planta, em uma etiqueta contendo nome científico, nome popular, local e dados da coleta, nome do coletor).

Etapa 2: Descrever em alguns parágrafos as seguintes informações:

– Local da coleta, dados, nome do município e estado, informações sobre as características da planta, se ela é arbórea, arbustiva, erva, o tamanho aproximado, cor das estruturas florais, características da cor da folha, nome popular e nome científico;

– Descrever o ambiente da coleta como solo, luz e outros fatores relevantes;

– Breve pesquisa sobre as características gerais e botânicas das plantas escolhidas. Esta atividade proporcionará a você uma compreensão prática do processo de coleta, prensagem e montagem de exsicatas, além de promover o desenvolvimento de habilidades de observação e documentação botânica

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Trabalhos Relacionados:

Deixe um comentário