Você já parou para pensar como é importante a coleta de dados e pesquisa na área da saúde? Pois bem, o planejamento de uma pesquisa na

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

MAPA – SAÚDE – BIOESTATÍSTICA E EPIDEMIOLOGIA – 52/2023

Você já parou para pensar como é importante a coleta de dados e pesquisa na área da saúde? Pois bem, o planejamento de uma pesquisa na área da saúde e a coleta de dados é importante na área da saúde, além da apresentação de resultados em tabelas e gráficos. Tenho certeza de que você já experimentou fazer uma pesquisa simples, seja para comparar preços em um supermercado, para comparar as notas, para ter uma lista com uma variável que o(a) interessa.

Para realizar nosso MAPA, traremos o contexto de uma pesquisa voltada para área de Epidemiologia. Para isso, faça a leitura do texto a seguir: “Monitoramento dos casos de arboviroses até a semana epidemiológica 51 de 2022 As informações sobre dengue e chikungunya apresentadas neste boletim são referentes às notificações ocorridas entre as semanas epidemiológicas (SE) 1 a 51 (2/1/2022 a 26/12/2022), disponíveis no Sinan On-line. Os dados de zika foram consultados no Sinan Net até a SE 48 (2/1/2022 a 3/12/2022). Situação epidemiológica de 2022 Dengue Até a SE 51 de 2022 ocorreram 1.423.614 casos prováveis de dengue (taxa de incidência de 667,4 casos por 100 mil hab.) no Brasil. Em comparação com o ano de 2019, houve redução de 7,6% de casos registrados para o mesmo período analisado. Sabemos que a dengue é um problema recorrente no Brasil”.

 Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/centra…. Acesso em: 24 abr. 2023.

Diante desse contexto, você precisará entender como funcionam as pesquisas e as fontes de dados fidedignos. ​Para isso, você precisará acessar o Google e buscar pela frase “Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde — IVIS”. Ao acessar a plataforma, você deverá selecionar a opção “Cidades”. Em seguida, na opção “Abrangência”, você deverá selecionar “Município”; em “Unidade de Federação”, insira o seu Estado; e, em “Município”, insira a sua cidade. Depois, clique em “Atualizar”. Agora, para saber os dados referentes à dengue, você descerá com o cursor e clicará na aba “Dengue”. Lá, você terá as informações com as quais trabalharemos. a) Com os valores encontrados (da cidade) na base de dados, insira os dados em uma tabela no formulário padrão do MAPA com todos os indicadores. ​Importante: a tabela tem de ser aberta nas laterais e ter título autoexplicativo. A seguir, um exemplo:

Tabela 1 – Casos de Dengue no Município de Maringá – 2022

b) Compare os dados do Estado em relação à cidade e explique as possibilidades do número de casos prováveis ser maior que o número de casos confirmados.

 c) Você verá que, nessa pesquisa, há a taxa de incidência. Explique, com base nos conceitos da disciplina de Bioestatística e Epidemiologia, o conceito de “taxa de incidência”.

 d) Explique o que é taxa de mortalidade e como minimizar os problemas causados pela dengue.

e) Explique como a Bioestatística e a Epidemiologia estão relacionadas.

f) Finalize sua atividade explicando como as ferramentas de pesquisa estudadas na disciplina de Bioestatística podem ajudá-lo(a) em uma pesquisa Epidemiológica.

 Justifique a sua resposta.

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Deixe um comentário