O termo Qualidade Total representa a busca da satisfação, não só do cliente, mas de todos os stakeholders e também da excelência organizacio

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

O termo Qualidade Total representa a busca da satisfação, não só do cliente, mas de todos os stakeholders e também da excelência organizacional da empresa. A Qualidade Total consiste em um conjunto de Programas, Ferramentas e Métodos, aplicados no controle do processo de produção das empresas, para obter bens e serviços pelo menor custo e melhor qualidade, objetivando atender as exigências e a satisfação dos clientes.
O pleno domínio e controle do processo de produção da empresa, a eficiência na utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros, e a eficácia no alcance dos objetivos, são os resultados esperados com a implantação da Qualidade Total, resultados que garantem a satisfação dos clientes e a perenidade da empresa, além de viabilizar a governança corporativa, ponto de convergência entre os interesses dos proprietários e as decisões dos gestores do negócio.
Disponível em: https://abepro.org.br/biblioteca/enegep2009_tn_stp_091_621_14011.pdf. Acesso em 18 de fev. de 2024.
 
Sabemos que, para a organização obter um processo adequado, uma gestão eficiente, e obter resultados positivos, é necessário controlar cada etapa do processo organizacional, e manter uma administração eficiente de todos os recursos da empresa. Sendo assim, é necessário que o gestor(a) da qualidade tenha esse conhecimento de controle dos processos, e conheça as ferramentas e métodos da qualidade, saber analisar dados, para assim gerar resultados positivos para a organização, conquistar e manter seus clientes, e se manter no mercado competidor.
 
Com relação ao argumento apresentado, considere que você seja o Gestor(a) da Qualidade responsável por uma empresa de confecção de camisas, e precisa desenvolver algumas melhorias no processo de produção, utilizando algumas ferramentas da qualidade.
Você irá iniciar a melhoria por meio das seguintes etapas.

Etapa 1 – Monte um fluxograma da organização, conforme processo descrito.
No fluxograma não precisa colocar as falhas do processo, somente o fluxo da atividade. 

Inicio

1- Planejamento e controle da Produção.
 
2- Contato com o fornecedor para fazer pedidos de matéria – prima:  A empresa não possui uma lista de fornecedores, para todos os seus insumos, e não há uma pesquisa de como anda a matéria prima de seus fornecedores.
Mês de janeiro – Devolução para o fornecedor de 4 caixas de botões com defeitos
Mês de fevereiro – Devolução para o fornecedor de 2 caixas de botões
Mês de fevereiro – Devolução para o fornecedor de 3 lotes de fardo de tecido (cor diferente do pedido).
 
3- Entrar em contato com o fornecedor em caso de atraso da entrega de insumos. É necessário entrar em contato, visto que, não ocorreu no momento da compra a negociação de preços e prazos de entrega.  
Mês de janeiro – Ocorrência de 3 situações de atraso no recebimento de matéria prima.
Mês de fevereiro – Ocorrência de 1 situações de atraso no recebimento de matéria prima.

4- Receber os insumos para o processo de produção: Devido a correria do dia a dia da empresa, os colaboradores não tem conseguido realizar a conferencia/ inspeção da matéria prima recebida.

5- Estocagem da matéria prima recebida

6- Enfestar o tecido e cortar: A empresa faz o alinhamento das folhas de tecido na mesa de corte. O número de folhas depende da quantidade a ser produzida e da capacidade da

MAPA – GQ – FERRAMENTAS DA QUALIDADE E SEIS SIGMA – 52_2024

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Trabalhos Relacionados:

Deixe um comentário