O dia 30 de outubro é estabelecido como o Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo. Popularmente conhecidas como reumatismo, as doenças

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

MAPA – SAÚDE – FUNDAMENTOS DE FARMACOLOGIA – 54/2023

O dia 30 de outubro é estabelecido como o Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo. Popularmente conhecidas como reumatismo, as doenças reumáticas representam um conjunto de diferentes doenças que acometem o aparelho locomotor. Todavia, algumas doenças reumáticas podem comprometer outras partes e funções do corpo humano, como rins, coração, pulmões, olhos, intestino e até a pele. As doenças reumáticas mais comuns são: osteoartrite, também conhecida como artrose, fibromialgia, osteoporose, gota, tendinites e bursites, febre reumática, artrite reumatoide, dentre outras. Os sintomas característicos das doenças reumáticas constituem dores nas articulações, vermelhidão, calor e inchaço nas articulações (que são os sinais cardinais da resposta inflamatória) e dificuldade de movimentar as articulações.
 
Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/30-10-dia-nacional-de-luta-contra-o-reumatismo/#:~:text=Popularmente%20conhecidas%20como%20reumatismo%2C%20as,%2C%20m%C3%BAsculos%2C%20tend%C3%B5es%20e%20ligamentos. Acesso em: 22 set. 2023.
 
Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), são medicamentos utilizados com elevada frequência, no alívio da dor e inflamação características das manifestações articulares. Estima-se que mais de 30 milhões de pessoas tomem AINEs diariamente, apesar de sua toxicidade e de seus efeitos adversos.

Em nosso país, alguns AINEs, como diclofenaco, nimesulida, naproxeno, ibuprofeno e cetoprofeno, estão incluídos na lista de medicamentos isentos de prescrição (MIP). Ao mesmo tempo, são inúmeros os AINEs que são passíveis de serem adquiridos sem receita médica, inclusive por terem custo relativamente baixo. Contudo, essa facilidade de acesso à medicação está relacionada com seu uso irracional, o que é preocupante, visto que estes fármacos podem causar inúmeros efeitos adversos, principalmente gastrointestinais.

Considerando este panorama, é importante que a população tenha acesso às informações sobre esta classe farmacológica. Consequentemente, cabe ao profissional da saúde promover a divulgação dessas informações aos pacientes para que possam diminuir a incidência de tais efeitos e assim fazer o uso de forma correta, garantindo a segurança da saúde do paciente e promovendo a eficácia do medicamento.

Sendo assim, a proposta da atividade é a elaboração de um folder informativo com o tema: “Uso de anti-inflamatório não esteroidal no tratamento da Doenças Reumáticas”. Primeiro, responda as questões que seguem abaixo e utilize as informações das questões pra montar o folder. O folder pode ser feito no WORD utilizando os modelos de Folhetos disponíveis ou em aplicativos como o Canva®, e deve ser anexado na etapa 5 do seu formulário padrão.

1) Descreva como os AINEs não seletivos exercem seu mecanismo de ação, reduzindo a resposta inflamatória característica dos sinais cardinais das doenças inflamatórias.

​2) Mencione o principal efeito adverso dos AINEs não seletivos para COX.

3) Os AINEs são classificados de acordo com sua composição química. A esse respeito, apresente a classe dos AINEs não seletivos para COX utilizados no tratamento das doenças reumáticas e cite ao menos um exemplo de fármacos pertencentes a cada classe mencionada.

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Deixe um comentário