CONTEXTUALIZAÇÃO: “Uma pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) identificou contaminação do solo com presença de parasitos em 04 praças públicas da cidade de João Pessoa (…)Os pesquisadores reti

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

MAPA – ENF – PARASITOLOGIA – 54_2024CONTEXTUALIZAÇÃO: “Uma pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) identificou contaminação do solo com presença de parasitos em 04 praças públicas da cidade de João Pessoa (…)
Os pesquisadores retiraram amostras dos solos que foram analisadas no Laboratório de Parasitologia do Departamento de Fisiologia e Patologia da UFPB, por meio da utilização de três métodos laboratoriais para investigação e identificação microscópica (Método de Hoffman, Pons e Janer; Método de Rugai, Mattos e Brisola e Método de Faust).
Nas 04 praças públicas de João Pessoa foram encontrados ovos de helmintos Ancilostomídeos, (parasitos do intestino delgado, ou parasitas como mais popularmente são conhecidos) e Toxocara canis (parasitos de cães que podem infectar humanos), que representaram 57,1% e 21,4%, respectivamente, do total de amostras de solo contaminadas. Já as espécies de larvas encontradas foram o equivalente a 50% de Ancilostomídeos (causadores da ancilostomíase) e 71,4% de Strongyloides stercoralis (causador da estrongiloidíase).
Os pesquisadores esclarecem que a presença de formas evolutivas parasitárias de protozoários e helmintos no solo de ambientes públicos resulta em um grave problema de saúde pública.
 As espécies parasitárias encontradas podem ocasionar a incidência de zoonoses que são doenças infecciosas transmitidas entre os animais e seres humanos, tais como a Estrongiloidíase, Larva migrans cutânea (Bicho geográfico) e Toxocaríase. Essas

MAPA – ENF – PARASITOLOGIA – 54_2024

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Deixe um comentário