ATIVIDADE 1 – ADSIS – PROCESSOS DE NEGÓCIO – 54/2023

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Em nosso dia a dia, sempre estamos cercados de vários processos, ou como atores principais ou como coadjuvantes. Para que você entenda, toda vez que compramos um produto ou adquirimos um serviço, estamos inseridos em um processo. Dessa forma, somos corresponsáveis dos processos que nos rodeiam. Alguns exemplos de processos dos quais participamos são:
a. Atendimento médico;
b. Produção de alimentos;
c. Planejamentos;
​d. Manutenção da casa;
e. Criação deste livro; dentre outros.

Segundo um dos grandes gurus da administração e responsável pela qualidade total, o norte-americano Edwards Deming: “Se você não é capaz de descrever o que faz como um processo, você não sabe o que está fazendo” (CAPOTE, 2012, p. 34). Sem o controle dos processos, o ser humano teria uma rotina ainda mais desorganizada. Sendo assim, os processos estruturam, organizam e sistematizam a nossa vida.

O processo é a maneira pela qual transformamos insumos em resultados que visam atender as necessidades e expectativas, Todo processo tem Objetivo, Evento, Ator ou Participante, Dono do Processo e Stakeholder.

 

ELEMENTODEFINIÇÃO
ObjetivoO objetivo do processo deve ser devidamente declarado e nele há a razão para a realização do trabalho.
EventoÉ um acontecimento real que pode iniciar a execução de um processo, mudar seu caminho de execução e concluir o processo. Pode ser de três tipos: Início, Intermediário e Fim.
Ator ou ParticipanteÉ o encarregado por realizar as atividades discriminadas no processo.
Dono do ProcessoÉ um grupo ou pessoa da empresa que tem responsabilidade direta pelo resultado do processo.
StakeholderSão os envolvidos em um processo e/ou interessados nos seus resultados.

Com seu entendimento sobre os processos, faça como Capote sugeriu, e descreva detalhadamente 2 processos básicos do seu dia a dia, de maneira ordenada e estruturada.

Orientações:
 

1 – Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Sala do Café >> VÍDEOS DE ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADES – MAPA E AE1

2 – Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.

3 – Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.

4 – Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.

5 – Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da Atividade de Estudo 1 (não é permitido anexar formulário).

6 – Procure elaborar sua resposta em um editor de textos, existem vários grátis e que funcionam diretamente no navegador, como por exemplo o Google Docs e depois colar no campo da atividade.

7 – Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
 

Boa atividade!


Em caso de dúvidas, encaminhe mensagem ao seu professor mediador.

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Deixe um comentário