As preocupações com a manutenção da saúde, em conjunto com o avanço dos estudos da ciência da nutrição, convergem para que a população

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

As preocupações com a manutenção da saúde, em conjunto com o avanço dos estudos da ciência da nutrição, convergem para que a população busque alimentos mais saudáveis, almejando uma maior longevidade e qualidade de vida (Martins et al., 2020).

Os alimentos funcionais desempenham um papel importante na construção de novos hábitos alimentares que visam a benefícios para a saúde em longo prazo (Safraid et al. 2022).
Para que um alimento apresente a alegação de propriedade funcional, é exigida comprovação científica por meio de estudos aplicáveis, baseados em ensaios clínicos com metodologia adequada ou em estudos epidemiológicos. Contudo, apesar de uma regulamentação consolidada e benefícios comprovados, ainda há um baixo consumo desses alimentos pela população acima de 18 anos (Campos et al., 2016).

No âmbito geral, apesar de controvérsias, os estudos caracterizam os consumidores de alimentos funcionais como mulheres, de boa situação financeira e alto nível de escolaridade, que se preocupam com a saúde de forma global, na medida em que praticam atividades físicas e têm uma alimentação adequada. Ademais, percebe-se que a cultura local tem bastante influência na percepção dos alimentos funcionais (Safraid et al. 2022).
 
Fontes: CAMPOS, C. M. F.; ARAÚJO, M. A. M.; MOREIRA-ARAÚJO, R. S. R. Consumo de alimentos funcionais por usuários de self services. Higiene Alimentar, v. 30, 34-37, 2016.

MARTINS, A. P. O. et al. Factors affecting the consumption of organic and functional foods in Brazil. Food Science and Technology, v. 41, n. 4, p. 938-943, 2020.

SAFRAID, G. F.; PORTES, C. Z.; DANTAS, R. M.; & BATISTA, Â. G. Perfil do consumidor de alimentos funcionais: identidade e hábitos de vida. Brazilian Journal of Food Technology, v. 25, e2021072, 2022.

ATIVIDADE 01 – NUT – ALIMENTOS FUNCIONAIS – 51/2024

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Trabalhos Relacionados:

Deixe um comentário