A lei de resfriamento de Newton afirma que a taxa de variação da temperatura T(t) de um corpo em resfriamento é proporcional à diferença entre a temperatura atual do corpo T(t) e a temperatura constante do meio, Tm. A situação é descrita p

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

A lei de resfriamento de Newton afirma que a taxa de variação da temperatura T(t) de um corpo em resfriamento é proporcional à diferença entre a temperatura atual do corpo T(t) e a temperatura constante do meio, Tm. A situação é descrita pelo problema de valor inicial dT/dt = k(T – Tm) com T(t0) = T0, em que k é uma constante.

Considere que um objeto, cuja temperatura inicial é de 24 °C, seja alocado em um ambiente cuja temperatura seja constante e igual a 18 °C, e que, após 7 minutos, a temperatura do objeto seja igual a 21 °C. Com base nessas informações, resolva os itens a seguir:

A) Resolva analiticamente o PVI descrito nessa situação e encontre uma função que descreva o valor da temperatura em função do tempo. Determine, também, o valor da constante k. Dado: caso necessário, use ln(0,2) = 0,7.

B) Use o método de Euler e aproxime o valor da temperatura desse objeto após 3 minutos dele ser alocado no ambiente de temperatura constante. Nesse caso, use h = 1 e o valor de k aquele encontrado no item (A). Não use o software VCN aqui.

MAPA – MAT – CÁLCULO NUMÉRICO – 54_2024

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Trabalhos Relacionados:

Deixe um comentário