A Estatística na Educação Básica no Brasil contribui para o desenvolvimento de habilidades que fomentam a interpretação, raciocínio lógico e alfabetização

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

MAPA – PED – ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO BÁSICA – 52/2023

A Estatística na Educação Básica no Brasil contribui para o desenvolvimento de habilidades que fomentam a interpretação, raciocínio lógico e alfabetização estatística, possibilitando a construção do pensamento estatístico em nossos discentes. Nesta perspectiva, ao ensinar estatística, o professor deve apresentar atividades que envolvam o discente e partam de situações do cotidiano para que estes sejam capazes de interagir com situações problemas, possam realizar a interpretação, sejam capazes de atuar na tomada de decisão e que os permita refletir sobre o seu papel na sociedade percebendo também qual a finalidade dessa representação de dados.

Para realizar essa atividade você deverá assistir aos vídeos sugeridos nos itens abaixo para que possa aprender sobre o tema, a empregabilidade e a utilidade da ferramenta conhecida como Google Forms, um site/aplicativo que permite realizar a criação de formulários que ajudará você, futuro pesquisador e professor, a realizar pesquisas online com diversas pessoas, diferentes vertentes e inúmeras possibilidades.
 
Vídeos sugeridos:
1) Google Forms Como Usar – Tutorial completo para criar formulário Google (NOVA VERSÃO 2022) 
https://youtu.be/Om7DeRkx7YE 

2) Como fazer uma atividade com o google forms? I Você só dá aula?
https://youtu.be/mcRb4-wmCMU  

3) Aprenda a analisar as respostas do Google Formulários:
https://youtu.be/bzTSlTC_Hc4  

Agora, que você já conhece a ferramenta do Google forms e compreende como analisar seus dados, o que acha de sabermos o que vamos fazer de fato? 

Nessa atividade mapa você deverá criar um formulário utilizando a plataforma Google Forms. Siga essas orientações: deve criar cinco (5) perguntas (todas devem ser objetivas com no mínimo 2 alternativas e máximo de 5 alternativas). O tema destas perguntas deve ser sobre “preferências escolares”, em que o entrevistado deverá responder sobre situações do cotidiano escolar que ele vive ou já vive. nciou. Veja alguns exemplos de perguntas: Durante o período escolar qual era/ é sua matéria preferida? Qual o ambiente da escola você mais gosta/ gostava? Em uma sala de aula, qual região você preferia se sentar? Viu como é fácil nosso tema? Muito tranquilo, não é mesmo? Agora, é só aplicar a pesquisa.
 
Após criar a pesquisa você deverá aplicá-la a no mínimo 5 e máximo 10 pessoas que tenham idade superior a 15 anos, coletar os gráficos das respostas obtidas e realizar uma breve análise dos resultados encontrados. 
 
Muito bem! Agora que você já fez tudo isso basta confeccionar o formulário de entrega com todas as observações abaixo e entregar sua atividade mapa dentro do prazo.
 
No formulário Mapa disponível no material da disciplina deverá conter os seguintes itens:
 
* Todas as fotos dos gráficos obtidos no Google forms (pode tirar print ou colocá-las individualmente).

Responder às questões abaixo:

* Qual a importância em realizar atividades de pesquisa para se ensinar estatística nos anos iniciais?
* Qual a maior dificuldade encontrada durante a realização da pesquisa? 
* Em nossos estudos aprendemos sobre as principais Medidas de Tendência Central, dentre elas a Média Simples e Ponderada, a Moda e a Mediana. Em sua pesquisa existe alguma Moda? Qual seria ela? Em qual questão foi encontrada? Justifique sua resposta. 


**DICA: A unidade 3 de nosso material didático tem tudo que precisa para realizar esta atividade mapa, corre lá!**
OBSERVAÇÃO:  Utilize letra Arial tamanho 12 e espaçamento de 1.5 cm entre linhas para redigir o documento.
Bons Estudos,
Prof. Me. João Luis Dequi Araújo

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Deixe um comentário