É o que você procurava?
Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado
Em 1961, um homem chamado Adolf Eichmann foi julgado por ajudar a organizar o Holocausto na Segunda Guerra Mundial. Durante o julgamento, a filósofa Hannah Arendt observou que Eichmann, um dos principais responsáveis pela logística do Holocausto não se apresentava como um “monstro”, mas como um homem comum, incapaz de refletir criticamente sobre suas próprias ações. A partir dessa experiência, Arendt desenvolveu o conceito de “banalidade do mal”, argumentando que atos profundamente violentos podem ser praticados por indivíduos que renunciam à capacidade de pensar e julgar moralmente, limitando-se à obediência e à repetição de regras e clichês.
Partindo dessa reflexão, o pesquisador Marcelo Andrade discute o papel da educação na prevenção da
banalidade do mal. Segundo o autor, uma educação comprometida com a formação ética não deve se
restringir à transmissão de conteúdos ou normas morais, mas precisa estimular o pensamento crítico, o
diálogo interno, a responsabilidade individual e a capacidade de questionar discursos e práticas
naturalizadas. Por isso, a educação e o estudo da História são fundamentais. Precisamos aprender a
questionar, a ter empatia e a entender que somos responsáveis por aquilo que escolhemos fazer ou dizer.
ANDRADE, Marcelo. A banalidade do mal e as possibilidades da educação moral: contribuições arendtianas.
Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 43, jan./abr. 2010.
A partir da leitura do artigo de Marcelo Andrade: A banalidade do mal e as possibilidades da educação
moral: contribuições arendtianas, presente na pasta Material da Disciplina (no ambiente da disciplina de
História Contemporânea), e dos estudos basilares do seu Livro Didático, produza um texto analítico
respondendo às questões norteadoras abaixo:
a) O que significa dizer que o mal pode ser “banal”? Como um homem comum pode participar de crimes
terríveis sem se sentir um “monstro”?
b) Como o hábito de repetir frases prontas e não questionar o que nos pedem pode levar à desumanização de outras pessoas?
c) De que maneira a educação pode nos ajudar a ser responsáveis pelas nossas próprias escolhas, em vez de apenas seguirmos o que a maioria está fazendo?
d) Nas redes sociais, muitas vezes atacamos pessoas ou compartilhamos mensagens de ódio sem pensar
muito no assunto. Como isso se relaciona com a ideia de “parar de pensar” discutida por Arendt?
e) Por que estudar temas como o Nazismo e os autoritarismos nos ajuda a valorizar a democracia e os
direitos humanos nos dias de hoje?
É o que você procurava?
Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado
Trabalhos Relacionados:
ATIVIDADE 1 – ASSOCIATIVISMO E COOPERATIVISMO – 52_2026
Após perder o emprego, Carlos decidiu abrir um pequeno negócio de venda de alimentos caseiros […]
ATIVIDADE 1 – ECOS – PRÉ E PÓS OPERATÓRIO DE CIRURGIA PLÁSTICA – 52_2026
A cirurgia plástica mamária é uma das mais realizadas no Brasil, sendo indicada tanto para […]
ATIVIDADE 1 – GAMB – GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES – 52_2026
Essa atividade corresponde à Atividade de Estudo 1 da disciplina de Gestão de Pessoas eDesenvolvimento […]
Deixe um comentário