Uma fábrica de panificação industrial, atuando no mercado há 37 anos, está passando por uma mudança de gestão. Os fundadores, João e Maria, decidiram passar a administração para seus filhos, Pedro e Marina.

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

MAPA – ENGENHARIA DE TEMPOS E MÉTODOS – 53_2024

Uma fábrica de panificação industrial, atuando no mercado há 37 anos, está passando por uma mudança de gestão. Os fundadores, João e Maria, decidiram passar a administração para seus filhos, Pedro e Marina.

Pedro é Administrador, e assumirá os processos administrativos, enquanto Marina, Engenheira de Produção, ficará responsável pelos processos industriais.

A estrutura da fábrica é composta por 20 colaboradores, sendo:

– 1 Gerente de Produção

– 1 Supervisor de Produção

– 3 Analistas de PCP

– 4 Padeiros

– 4 Auxiliares de Produção

– 2 Zeladoras

– 1 Supervisor de Manutenção

– 1 Técnico em Manutenção

– 1 Supervisor de Qualidade

– 2 Auxiliares de Qualidade.

O objetivo principal dos sucessores é expandir o mercado, porém, primeiramente pretendem garantir o atendimento a demanda local e carteira de clientes, produzindo itens de alta qualidade e higiene com o auxílio de novos equipamentos industrializados e promovendo o trabalho em equipe.

Logo no início da gestão, os irmãos perceberam que alguns pedidos não estavam sendo atendidos devido a indisponibilidade de produtos, incluindo o pão francês, que é o mais procurado.

Utilizando sua expertise, Marina realizou uma reunião com a equipe de produção e decidiu aplicar os conceitos de Engenharia de Tempos e Métodos para determinar a real capacidade da linha de produção de pão francês.
 

Informações do Processo Produtivo

A produção começa com a separação dos ingredientes, que são adicionados na batedeira antes de ligar o equipamento. Após isso, a massa passa pelo processo de amaciamento, realizado por cilindros. Depois ocorre a pesagem de 1,4Kg de massa para ir ao corte e posteriormente levado ao processo de modelagem. Após a modelagem são feitos lotes de 25 unidades que são colocados numa forma para esperar o processo de fermentação. Nessa análise a cronometragem não considera a operação de fermentar e assar, pois o pão deve permanecer descansando por um período de 16 horas durante a noite, onde o mesmo é assado no outro dia pela manhã. Devido o fato da fermentação acontecer fora da jornada de trabalho, ela é desconsiderada no cálculo da capacidade produtiva. Após a fermentação o pão é levado ao forno, 20 minutos a 210°C.

Na tabela 1, são apresentados os dados das cronometragens nas operações do processo produtivo, haja vista que só foi considerado até a cronometragem da modelagem. Foi realizado 5 cronometragens prévias para cada uma das atividades.


Tabela 1 – Cronometragem das operações

Considerações importantes para realização do estudo:

– Ingredientes: Farinha de trigo, fermento para pão, margarina, sal e açúcar;

– Peso médio do pão: 56 gramas;

– Jornada de trabalho: 8 horas diárias;

–  Produção: 7 dias na semana;

–  Tempo padrão com 95% de probabilidade e erro relativo de 5%;

– Ritmo padrão: 105%;

– Tempo permissivo: 20 minutos para necessidades pessoais e 10 minutos para fadiga;

– Variáveis:

Com base no contexto e nos conceitos de Engenharia de Tempos e Métodos, determine:

a)            Número de cronometragens.

b)            Tempo Normal das atividades.

c)            Tempo Padrão das atividades.

d)            Capacidade diária e semanal.


Enquanto os estudos eram realizados, Pedro convocou o time de produção e qualidade par uma reunião extraordinária com abordagem voltada para qualidade do produto, pois estavam na primeira quinzena do mês e já haviam recebido 5 reclamações de clientes diferentes, conforme segue abaixo resumidamente:

Reclamação 1: Pães com gosto amargo.

Reclamação 2: Presença de mosca no pão.

Reclamação 3: Pão cheiro de mofo.

Reclamação 4: Presença de graxas.

Reclamação 5: Pão esfarelando.

Após apresentar as reclamações, Pedro disse: “Uma indústria de panificação, como qualquer outro estabelecimento de alimentos, precisa manter altos padrões de qualidade para garantir a satisfação do cliente e a segurança alimentar. Diversos problemas podem surgir, afetando tanto a qualidade dos produtos quanto a operação do negócio.” E finaliza dizendo: Temos um problema.

e)    Qual nome você dá ao problema relacionado às reclamações dos clientes?

f)    Com base no problema definido na alternativa “e”, utilize o Diagrama de Ishikawa para relacionar as causas e efeitos do problema.

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Trabalhos Relacionados:

Deixe um comentário