Um programa de treinamento funcional é estruturado para trabalhar movimentos. Desta forma, os exercícios funcionais procuram envolver o máximo de movimento das várias articulações, bem como a integração entre os grupos muscu

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Um programa de treinamento funcional é estruturado para trabalhar movimentos. Desta forma, os exercícios funcionais procuram envolver o máximo de movimento das várias articulações, bem como a integração entre os grupos musculares de diferentes segmentos corporais. Para tanto, são utilizados movimentos de puxar, empurrar, estabilizar, levantar, agachar, arremessar, correr e saltar (D’elia, 2016).
Para além desses conhecimentos, ao trabalharmos com alunos com algum tipo de deficiência (motora, intelectual, visual ou auditiva) se faz necessário compreender como as adaptações podem ser realizadas e as abordagens/técnicas de instrução que devem ser aplicadas pelo professor para que esses alunos possam compreender o movimento a ser realizado. Lieberman (2002) destaca que o uso de algumas abordagens poderá garantir maior autonomia e maior participação de alunos independente de sua deficiência, sendo elas:
 
D’ELIA, L. Guia Completo de Treinamento Funcional. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2016.
 
Fonte: LIEBERMAN, L. J. Strategies for Inclusion: a handbook for Physical Educators. Champaign: Human Kinetics, 2002.

MAPA – BEDU – EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA – 53_2024

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Trabalhos Relacionados:

Deixe um comentário