Texto 1 “Sócrates – Agora, imaginas a maneira como segue o estado da nossa natureza, relativamente, à instrução e à ignorância.

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Texto 1

 

“Sócrates – Agora, imaginas a maneira como segue o estado da nossa natureza, relativamente, à instrução e à ignorância. Imaginas homens numa morada subterrânea, em forma de caverna, com uma entrada aberta à luz; esses homens estão aí desde a infância, de pernas e pescoço acorrentados, de modo que, não podem mexer-se, nem ver, senão, o que está diante deles, pois as correntes os impedem de voltar a cabeça; a luz chega-lhes de uma fogueira acesa numa colina, que se ergue por detrás deles; entre o fogo e os prisioneiros passa uma estrada ascendente. Imagina que ao longo dessa estrada está construído um pequeno muro, semelhante às divisórias que os apresentadores de títeres armam diante de si e por cima das quais exibem as suas maravilhas” […].

 

PLATÃO. A república, livro VII.

 

Texto 2

 

“Há várias definições para o termo alienação. Podemos dizer que se um ser humano está alienado, ele está incapaz de pensar e agir por si próprio, ou seja, é uma anulação das ideias e pensamentos próprios do ser humano”.

 

Fonte: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/redacao/midia-alienacao.htm. Acesso em: 14 abr. 2023.

 

Platão, em sua obra A República, traz o Mito da Caverna como uma metáfora para pensar a distinção entre o mundo sensível e inteligível. O filósofo defende que o verdadeiro conhecimento está além do que aprendemos pelos sentidos, está no mundo das ideias. Ou seja, ele separa a doxa da episteme, o senso comum do saber racional. Além disso, o Mito da Caverna pode ser interpretado como uma metáfora principalmente, para aquilo que é chamado de “escravidão voluntária”, ou o fenômeno do “escravo feliz”.

 

Apesar do tempo em que foi escrito o Mito da Caverna, atualmente, conseguimos observar diferentes cavernas aprisionando o senso crítico das pessoas na política, tecnologia, mídias sociais, dentre outros. Diante disso, para a realização da atividade MAPA da disciplina de Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação, produza um texto dissertativo/argumentativo respondendo: quais são as “cavernas” presentes no nosso dia a dia e como a escola pode contribuir para romper com essa alienação?

 

Para elaboração do texto, siga as instruções:

  1. Pesquise sobre o Mito da Caverna de Platão para obter um melhor conhecimento.
  2. Escreva uma breve introdução explicando o Mito da Caverna de Platão.
  3. Apresente quais seriam as “cavernas” presentes no nosso dia a dia, cite dois exemplos e exponha o caráter nocivo dessas ideias.
  4. Demonstre como a escola e o educador podem contribuir para a ruptura dessas cavernas, proporcionando um ensino libertador aos alunos. Cite exemplos de como essas ações podem ser trabalhadas em sala de aula.
  5. Conclua seu texto.

 

Orientações:

– Faça seu MAPA em forma de um texto argumentativo/dissertativo com, no máximo, duas laudas.

– Assista ao tutorial presente no Fórum > Orientação do MAPA.

– Desenvolva, em seu texto, todos os conteúdos elencados.

– Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade.

– Para auxiliar no desenvolvimento do texto, faça o uso de seu livro didático e do material de apoio disponibilizado no Material da Disciplina.

– Desenvolva o seu texto no template disponibilizado no Material da Disciplina.

– Lembre-se de que a adequação do texto às normas da ABNT é fundamental. Assim, atente-se às citações e à indicação das referências às suas fontes no final do texto.

– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.

– Formate seu texto com as seguintes configurações: Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado.

– O formato do arquivo deve ser “texto” (doc ou docx).

 

Atenção:

– Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão “Selecionar arquivo”. Após anexar o trabalho e se certificar de que se trata do arquivo correto, clique no botão “Responder” e, posteriormente, em “Finalizar”.

– Após “Finalizar a Atividade”, não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.

 

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Deixe um comentário