Texto 1 “A educação ambiental é fundamental para fortalecer as discussões a fim de promover o senso crítico da população. Não basta a inten

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Texto 1 “A educação ambiental é fundamental para fortalecer as discussões a fim de promover o senso crítico da população. Não basta a intenção de transformar a realidade, pois, para que o conhecimento seja um instrumento de empoderamento, os conceitos não podem ser, apenas, compreendidos, mas internalizados para que se transformem em ações com o propósito de transformar a realidade” (Costa, 2020 p.).

Fonte: COSTA, P. G. Educação ambiental. Maringá: UniCesumar, 2020.
 
Texto 2
 
“Considerando que a educação detém o potencial de reorientar as premissas do agir humano direcionado ao meio ambiente, a temática ambiental como dimensão da formação deve ser encarada como um instrumento para a transformação social direcionada ao conceito de sustentabilidade, de maneira que os educadores devem buscar promover a sensibilização dos educandos desde os anos iniciais, para que despertem o senso de responsabilidade sobre o cuidar do meio em que vivem, entendendo que o cuidar e o preservar devem permear suas práticas cotidianas, o que justifica a importância da consolidação da Educação Ambiental no contexto de educação formal” (Melo; Barreto; Sousa, 2022, p. 7).

Fonte: MELO, R. A.; BARRETO, J. P. de S.; SOUSA, F. V. Abordagem da educação ambiental no ensino fundamental: concepção e ações dos docentes de Assunção do Piauí. Revista Epistemologia e Práxis Educativa – EPEduc, [s. l.], v. 5, n. 3, p. 1-21, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/3736. Acesso em: 9 fev. 2024.
 
Texto 3
 
“Os livros didáticos utilizados nas escolas públicas abordam o tema de forma muito superficial. O tema que mais é abordado com relação a EA é o descarte correto do lixo. As maiores dificuldades em trabalhar o assunto são a falta de materiais didáticos e a falta de tempo, já que os professores têm um currículo a seguir. Os professores de rede pública não possuem apoio do corpo pedagógico para o trabalho de EA. Já os de escolas particulares afirmaram que sempre são apoiados em quaisquer atividades. Na opinião dos professores entrevistados, para a melhoria da EA, é necessário fazer parcerias com projetos já existentes fora da escola, produção de mais materiais pedagógicos e que a EA seja inserida em todas as disciplinas, não só nos conteúdos de Ciências. Diante de tudo isso, surgiu a ideia de elaboração de uma cartilha de orientação que ajudasse os professores a trabalharem o assunto de forma interdisciplinar e transversal. Essa cartilha seria apresentada aos professores no início do ano, para que, por meio dela, o professor tenha uma ideia base de como abordar o tema em suas aulas; salientando que a Educação Ambiental não deve ser abordada somente pelas orientações da cartilha, que serve apenas como apoio para que busquem, em conjunto, a maneira mais eficaz de inserir a EA na escola como um todo” (Gama; Bridi, 2021, on-line).

Fonte: GAMA, S. E. de S.; BRIDI, V. L. Educação Ambiental no Ensino Fundamental: dificuldades, desafios, recursos didáticos e percepções. Revista Educação Pública, [s. l.], v. 21, n. 7, p. 1-6, 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/27/educacao-ambiental-no-ensino-fundamental-dificuldades-desafios-recursos-didaticos-e-percepcoes. Acesso em: 9 fev. 2024.
 
Os Textos 1 e 2 fazem menção à importância da educação ambiental para transformação da sociedade. Já o Texto 3 traz dificuldades enfrentadas por professores que atuam no

ATIVIDADE 1 – GAMB – EDUCAÇÃO AMBIENTAL – 51/2024

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Deixe um comentário