MAPA – SPRIV – SEGURANÇA EMPRESARIAL E PATRIMONIAL – 52/2023

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Olá acadêmico(a) de Tecnologia em Gestão de Segurança Privada. A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem.

O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo na atividade de Segurança empresarial e Patrimonial.

 

e patrimonial, você sabe quanto vale um profissional de segurança privada? É claro que não se trata apenas de uma questão financeira, mas sim de uma perspectiva macro que envolve o reconhecimento profissional. Então, qual a importância dessa profissão para a segurança das organizações? Como eles podem ajudar no processo de tomada de decisão? Como você pode valorizar o conhecimento de seus funcionários e contribuir com o trabalho profissional dos gestores de segurança privada?

 

SIGNIFICAÇÃO:

A segurança patrimonial e empresarial surgiu no cenário nacional como uma resposta à necessidade de proteger a propriedade privada no Brasil, diante da fragilidade do Estado em garantir a segurança pública de forma efetiva. Conforme apontado pelo Atlas da Violência de 2019, a criminalidade no país tem crescido, o que reforça a importância da atuação dos profissionais de Segurança Privada na proteção de entidades públicas e privadas. Nesse contexto, o papel do Gestor de Segurança Privada é fundamental, pois ele é responsável por planejar, gerir e coordenar as atividades de segurança em uma organização, garantindo a proteção dos ativos, informações e pessoas, além de contribuir para o sucesso dos negócios. Com base nessa perspectiva, é preciso valorizar o papel desses profissionais na sociedade e nas empresas, reconhecendo sua expertise e investindo em sua formação contínua e atualização constante de suas competências.

 

EXPERIMENTAÇÃO:

Você já se deparou, em seu dia a dia, com situações em que a segurança privada era a força mais próxima para garantir a proteção de valores tangíveis e intangíveis das organizações? Já precisou proteger algum determinado “bem” que valia muito mais do que o próprio objeto material? Já precisou utilizar, em sua atuação profissional, de mecanismos e ferramentas para proteger a vida de outrem? Conheceu casos em que profissionais da segurança privada colocaram suas vidas em risco visando proteger terceiros?

REFLEXÃO:

Vejamos a notícia abaixo:

POLÍCIA FEDERAL CUMPRE MANDADOS CONTRA SUSPEITOS DE ATUAR ILEGALMENTE NA ÁREA DA SEGURANÇA EM MT

Investigadores descobriram que um grupo contratado para prestar serviços de segurança privada não possuía autorização para desempenhar as atividades. Suspeitos também são investigados por porte ilegal de arma de fogo e ameaça.

A Polícia Federal cumpre dois mandados de busca e apreensão, nesta quarta-feira (16), contra pessoas suspeitas de exercício irregular de profissão, porte ilegal de arma de fogo e ameaça. A operação ‘Pávla’ é realizada em Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade, a 483 km e 527 km de Cuiabá, respectivamente.

Os investigadores descobriram que um grupo contratado para prestar serviços de segurança privada não possuía autorização da Polícia Federal para desempenhar as atividades.

De acordo com a PF, essas pessoas trabalhavam sem possuir o treinamento devido para o exercício da profissão de vigilante.

Os suspeitos, segundo a polícia, anunciavam os serviços de segurança tática nas redes sociais, postando fotos de armas, no entanto, nenhum possuía o registro de porte de arma de fogo vigente.

“A Polícia Federal alerta para o risco na contratação de serviços de segurança privada clandestina, visto que além de não ter profissionais qualificados na prestação dos serviços, aumenta-se consideravelmente o risco de ocorrência de ações criminosas e a responsabilização criminal dos contratantes deste tipo de serviço”, diz a PF.

A PF explicou ainda que o monopólio do uso da força pertence ao estado, sendo que apenas empresas autorizadas podem exercer atividades de segurança privada, ainda que sem utilização de armas.

 

FONTE: G1 – MT .  Polícia Federal cumpre mandados contra suspeitos de atuar ilegalmente na área de segurança em MT. Mato Grosso: G1. Publicado em 16 de março de 2022 –  Disponível em: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2022/03/16/policia-federal-cumpre-mandados-contra-suspeitos-de-atuar-ilegalmente-na-area-da-seguranca-em-mt.ghtml

 

CONCEITUALIZAÇÃO: O nosso livro didático, as aulas, os materiais extras e projetos de ensino, bem como o texto acimada, poderão auxiliar na realização dessa atividade.

AÇÃO/AVALIAÇÃO: MAPA

Com base no texto acima e no conteúdo estudado na primeira, segunda e terceira unidades do livro de Serviços de Inteligência na Segurança Privada, verificamos a importância da Segurança Privada no Brasil.

Dessa forma a atividade MAPA consiste em você, como um Gestor de Segurança Privada, em forma de texto dissertativo, discorrer a resposta das questões, com base nos seguintes elementos:

  1. a) Explique os elementos e os principais fatores que levaram ao surgimento da atividade de Segurança Privada no Brasil, destacando sua evolução histórica e os desafios enfrentados pela profissão atualmente.
  2. b) Descreva a importância do profissional de Segurança Privada para a proteção das organizações, evidenciando sua atuação como agente de prevenção, detecção e resposta a riscos e ameaças, bem como sua capacidade de atuar de forma integrada com outras áreas da empresa para garantir a segurança dos ativos, informações e pessoas.
  3. c) A partir da notícia apresentada, discuta as possíveis consequências da contratação de empresas clandestinas que operam na segurança privada, abordando os riscos para a segurança das pessoas e das empresas, a precarização das condições de trabalho dos profissionais de segurança, bem como as implicações legais para as empresas contratantes.
  4. d) Como Gestor de Segurança Privada, explique de que forma você poderia promover ações visando ampliar a conscientização da sociedade sobre a importância da Segurança Privada, destacando estratégias para disseminar informações sobre a profissão, envolver a comunidade em iniciativas de prevenção à violência e promover a valorização dos profissionais de segurança. Além disso, descreva como a colaboração entre empresas, entidades de classe e poder público pode contribuir para fortalecer a Segurança Privada no país.

 

IMPORTANTE:

OBS: Faça o download do arquivo Formulário, que está disponível no material extra da disciplina.

Envie o arquivo FORMULÁRIO (disponível no material extra da disciplina) preenchido corretamente no campo MAPA (não serão aceitos arquivos fora da data de realização da atividade).

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Deixe um comentário