Situação hipotética: suponha que você, diretor(a) financeiro(a) da Prio, considerando a política de expansão da empresa, está avaliando possibilidades de expansão na capacidade produtiva, também, das operações Campo Polvo e Tubarão Martelo.

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

MAPA – GFIN – ANÁLISE DE INVESTIMENTOS E VIABILIDADE – 52_2024

Olá, estudante!

Chegou o momento de explorar, de forma PRÁTICA, os conteúdos aprendidos na nossa disciplina. Para realizar a atividade MAPA, você precisa cumprir duas etapas, a saber:

(1) PRIMEIRA ETAPA: análise da situação-problema
Prio (PRIO3) quer fazer novos investimentos na casa dos bilhões, diz CEO​

Prio (PRIO3) – antiga PetroRio – está preparada para realizar novos investimentos na casa de bilhão para a aquisição de novos campos.

As informações vieram de declarações do presidente da Prio, Roberto Monteiro, que esteve no Latin America Investment Conference (LAIC) de 2024, organizado pelo UBS-BB, na manhã desta segunda-feira (29/01/2024).

O comentário foi realizado em meio à discussão sobre qual seria a perspectiva para os futuros investimentos realizados pela Prio.

Durante o evento, Monteiro comentou que, por um lado, a empresa vai continuar focada em poços maduros. Contudo, não vai comprar ativos com potencial baixo.

“Metade do meu tempo eu dedico para buscar oportunidades de M&A (fusão e aquisição)“, afirmou o CEO da Prio, mencionando futuros poços.

Um dos que estão sob o radar de interesse da Prio está localizado no Golfo do México, segundo Monteiro.

“É uma jurisdição que sempre nos despertou curiosidade”, acrescentou.

Por outro lado, o presidente da companhia mencionou que oportunidades na África, Argentina, Colômbia e Equador estão mais distantes no momento. “Não temos tamanho para isso”.

Fonte: https://www.suno.com.br/noticias/prio-prio3-investimentos-bilhoes-ceo-presidente-evm/. Acesso em: 8 maio 2024.

(2) SEGUNDA ETAPA: realização da atividade
Agora, com base no exposto e nos conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, chegou a hora de você resolver sua atividade MAPA. Vamos lá?!

Situação hipotética: suponha que você, diretor(a) financeiro(a) da Prio, considerando a política de expansão da empresa, está avaliando possibilidades de expansão na capacidade produtiva, também, das operações Campo Polvo e Tubarão Martelo. Para isso, projeta-se o aporte financeiro de 1.529 milhões de reais em investimentos para atender a essa nova demanda projetada. Sabendo da importância de tal decisão para o futuro das ações estratégicas da Prio, você está realizando, junto à sua equipe, um minucioso plano de negócios, que contemplará ferramentas de viabilidade de projetos e investimentos, considerando como custo de oportunidade uma taxa de juros de 10,50% a.a., conforme fluxos de caixa demonstrados a seguir em um horizonte de cinco anos.

Operação Campo Polvo Operação Tubarão Martelo
ANOVALORANOVALOR
Investimento Inicial1.529Investimento Inicial1.529
Fluxo de Caixa 2024375Fluxo de Caixa 2024390
Fluxo de Caixa 2025395Fluxo de Caixa 2025510
Fluxo de Caixa 2026545Fluxo de Caixa 2026385
Fluxo de Caixa 2027340Fluxo de Caixa 2027360
Fluxo de Caixa 2028410Fluxo de Caixa 2028490

Quadro 1 – Fluxos de caixa, valores em milhões de reais
​Fonte: o autor.

Agora, com base nessas informações, você deverá terminar essa análise de investimento, respondendo aos seguintes itens e apresentando a resolução dos cálculos:

1. Calcule o Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR) caso todo o investimento seja aplicado na Operação Campo Polvo.

2. Calcule o Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR) caso todo o investimento seja aplicado na Operação Tubarão Martelo.

3. Calcule o Índice de Lucratividade (IL) para os projetos das Operações Campo Polvo e Tubarão Martelo.

4. Calcule o Payback Descontado para as Operações Campo Polvo e Tubarão Martelo.

5. Com base nos valores encontrados nos itens 1 e 2, ambos os projetos são economicamente viáveis? Justifique a sua resposta (uma a duas linhas).

6. Qual decisão a Prio deveria tomar supondo que a empresa apresenta restrição de capital ou financiamento limitado (projetos mutuamente excludentes)? Justifique sua resposta (duas a quatro linhas).

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Deixe um comentário