Sabemos que a elaboração de projetos de instalações hidráulicas para água quente tem se tornado cada vez mais comum em diversas edificações.

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

como residências, indústrias e comércios, aumentando o nível de conforto das edificações. Dentre algumas considerações importantes, podemos citar que as instalações prediais de água quente devem ser projetadas para um fornecimento de água contínuo, com temperatura controlada para garantir segurança aos usuários, além de fornecer água sem afetar sua qualidade e com consumo racionalizado energia. Entre os tipos de aquecedores disponíveis no mercado, temos a opção de aquecedores elétricos, a gás ou solar, e, também, temos a opção de aquecedores diretos e indiretos e de passagem ou acumulação.

Você, futuro engenheiro(a) civil, em breve será solicitado a desenvolver habilidades relativas as etapas de dimensionamento e projeto de instalações prediais. Esses sistemas estão amplamente presentes no nosso cotidiano, e por isso, merecem atenção nesta etapa para que sejam seguros, eficientes e duradouros. A atividade a seguir irá contemplar o desenvolvimento destas habilidades. A partir dos seus conhecimentos e do material didático fornecido, responda as seguintes etapas:

Para um projeto hidráulico de água quente de uma edificação residencial de médio padrão, responda:

  1. Qual deve ser o volume do boiler para armazenar água quente para uma residência com 6 pessoas e aquecimento solar? Indique também o modelo escolhido de acordo com o catálogo fornecido ou por meio do link (https://www.rinnai.com.br/uploads/manual/158.pdf)

Considere: reserva para 1 dia e boiler de baixa pressão (reservatório termossolar BP5)

Figura 1: Estimativa de consumo de água quente

Fonte: CREDER (1991)

  • Qual deve ser a área coletora dos aquecedores solares necessária para possibilitar o aquecimento da água doboiler? Utilize a tabela abaixo para efetuar o dimensionamento (Página 8 do catálogo) e adote um modelo de placa, apresentando os cálculos.

Figura 2: Área média para aquecimento de água

Fonte: Rinnai Brasil Tecnologia de Aquecimento Ltda

  • Caso seja decidido utilizar um aquecedor de passagem a gás ao invés de placas solares, qual deverá ser acapacidade de vazão deste aquecedor?

Considere: 2 duchas de 8 L/min e adote um modelo disponível em: https://www.rinnai.com.br/aquecedores-agas/

  • Qual deve ser o volume do boiler para esta mesma residência, caso seja adotado o sistema acima (alternativa

c)? Para este novo volume, o modelo de boiler adotado na alternativa A ainda é possível de ser utilizado?

Considere: reserva para 1 dia e boiler de baixa pressão (reservatório termossolar BP5)

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Trabalhos Relacionados:

Deixe um comentário