É o que você procurava?
Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado
Entre em contato e solicite um orçamento!!
WHATS¹ (15)99857-1117
WHATS² (84) 8166-5374
______________________________________________________________________
MAPA – PROJETO ARQUITETÔNICO – 54/2024
ETAPA 1 – FOLHA 1
Memorial: Breve descrição da construção escolhida.
Imagens do levantamento. Você precisa apresentar a localização do seu terreno na quadra. Para isso, deve ser feita a Situação Esquemática (sem escala).
Figura 1- Desenho da situação esquemática e localização do lote.
Elaborada pela autora.
ETAPA 1 – Planta Baixa
Os desenhos podem ser feitos à mão ou com o auxílio de software computacional de sua preferência (AutoCAD, SketchUp etc.).
Todos os projetos precisarão ser devidamente cotados.
Os desenhos (Planta baixa, cortes e fachadas) devem ser entregues em escala 1:50. A planta de implantação e cobertura deve ser entregue na escala de 1:125 ou 1:200. Na planta baixa, dentro de cada cômodo, deve constar: nome do cômodo, área do cômodo e tipo de piso, além da identificação do desnível do piso para áreas molhadas. Para as plantas baixas, é obrigatório desenhar as peças sanitárias (vasos sanitários, torneiras, chuveiro) nos banheiros e lavanderia. Na cozinha, é obrigatório indicar o posicionamento da
bancada com a cuba e torneira, fogão e geladeira.
As pranchas entregues devem ser em tamanho A3, sendo um desenho por folha ou uma folha para cada etapa.
Toda e qualquer escrita deve ser feita em escrita técnica. É proibido o uso de letra cursiva.
ETAPA 2 – Cortes
A partir da planta baixa desenvolvida na Etapa 1, você deve desenhar dois cortes em diferentes sentidos, seguindo as diretrizes:
Um dos cortes deve passar, obrigatoriamente, por um dos banheiros; indicar nível interno e externo da construção.
Representar o muro em corte.
Os cortes devem estar devidamente cotados.
É obrigatório desenhar as peças sanitárias (vasos sanitários, torneiras, chuveiro) nos banheiros, lavanderia e cozinha, desde que sua representação corresponda ao campo de visão do corte, inclusive a hachura dos revestimentos indicando sua altura.
Portas e janelas devem ser representadas em vista ou em corte (se em corte, sempre cotar peitoris e alturas das janelas).
Em todos os cômodos deve constar: nome do cômodo e nível do piso. A cobertura deve ser representada em corte, indicando a inclinação do telhado, tipo de telha ou laje; representar o beiral em corte.
Os cortes devem estar em folhas separadas da planta baixa, podendo ser um corte em cada folha ou os dois cortes em uma única folha, desde que a escala seja mantida e o layout fique organizado.
Junto à planta baixa residencial, você deverá apresentar o ORGANOGRAMA/FLUXOGRAMA da residência (você pode conferir como fazer nas aulas conceituais ou no seu livro didático, exemplo de organograma na página 62).
ETAPA 3 – Fachada
A fachada frontal da construção deve ser representada.
Ela deve ser apresentada como uma vista frontal (não é perspectiva).
O desenho da fachada deve ter indicações dos materiais e cores de acabamentos, esquadrias e alvenarias através de linhas de chamadas.
Você pode colocar nessa mesma prancha sua foto na frente da construção, mostrando a fachada e você.
Figura 2 – Exemplo de fachada com o morador na frente Fonte: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Governo-entrega-chaves-da-casa-propria-28-familias-de-Ponta-Grossa. Acesso em: 16 set. 2024. ETAPA 4 -Implantação e Cobertura
A partir dos projetos desenvolvidos nas etapas anteriores, você agora deve desenhar a planta de implantação e cobertura, seguindo as diretrizes:
Deve constar na planta a inclinação e o tipo de telha utilizada na cobertura. Deve constar a projeção da caixa d’água.
Na planta de implantação deve estar devidamente cotado o perímetro da construção, assim como seus recuos (frontal, laterais e de fundo) do terreno.
A planta deve estar em uma folha separada da planta baixa e dos cortes. Deve estar identificado na planta de implantação:
O alinhamento predial.
Áreas permeáveis e suas dimensões.
Altura do muro.
Indicação de acesso à edificação.
Presença de árvores e outros elementos alocados no passeio público, caso haja. Para essa atividade, não é necessário a representação de fossas, sumidouros, caixas de inspeção e gordura, calhas e demais elementos hidrossanitários, com exceção da caixa d’água. 5- DA REPRESENTAÇÃO TÉCNICA DO PROJETO
Os desenhos podem ser feitos à mão ou com auxílio de software computacional de sua preferência (AutoCAD, SketchUP etc.).
Todos os projetos precisarão ser devidamente cotados.
Todos os desenhos devem ser entregues em escala 1:50, exceto a planta de implantação e a cobertura, que devem ser entregues na escala de 1:125 ou 1:200.
#mapa #unicesumar #projetoarquitetônico #memorial #construçãoescolhida #situaçãoesquematica #plantabaixa #peçassanitarias #cortes #peitoris #fachadafrontal #alturadomuro #lestracursiva
É o que você procurava?
Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado
Trabalhos Relacionados:
A conversão eletromecânica de energia é um processo fundamental na engenharia elétrica. Ele envolve a transformação de energia elétrica em energia mecânica ou vice-versa.
Entre em contato e solicite um orçamento!! WHATS¹ (15)99857-1117 WHATS² (84) 8166-5374 ATIVIDADE […]
A pneumática é um ramo da engenharia que foca no estudo e na utilização do ar comprimido para a transmissão e controle de energia em sistemas industriais
Entre em contato e solicite um orçamento!! WHATS¹ (15)99857-1117 WHATS² (84) 8166-5374 ATIVIDADE 1 […]
O ArchDaily é provavelmente a maior plataforma on-line mundial sobre projetos de arquitetura. Lá, você pode encontrar vários projetos, com plantas, cortes e fachadas
Entre em contato e solicite um orçamento!! WHATS¹ (15)99857-1117 WHATS² (84) 8166-5374 ATIVIDADE […]
Deixe um comentário