Quando você observa atentamente um osso, é comum achar que se trata de um tecido inerte, seco e sem vida. Todavia, muito pelo contrário, o tecido ósseo é vivo, dinâmico e

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Quando você observa atentamente um osso, é comum achar que se trata de um tecido inerte, seco e sem vida. Todavia, muito pelo contrário, o tecido ósseo é vivo, dinâmico e se desenvolve e cresce por meio de um metabolismo muito ativo. Pra você ter uma ideia, os ossos são renovados, em média, a cada dois anos.
A ação das células ósseas depende de diversos fatores, como idade, hereditariedade, nutrição, doença, trauma, gravidez, esforço funcional e influência hormonal. Em relação aos hormônios, os ossos sofrem forte influência do hormônio do crescimento (GH), dos hormônios sexuais (testosterona, estrógeno e progesterona), da calcitonina (hormônio tireoidiano) e do paratormônio (ou hormônio paratireoidiano).
 
Fonte: BARBOSA, C. P. Anatomia Humana. Maringá – PR.: UniCesumar, 2020. Reimpresso em 2021.
  
 Levando em consideração as informações anteriores, responda as questões a seguir:
 
a) A charge apresenta duas células presentes na dinâmica do osso no ser humano. Assim, qual é a célula óssea representada na célula A e na célula B? Qual a função de cada uma remodelação óssea?
 
b) Sabendo que a osteoporose é uma doença que acomete pessoas em idade mais avançada (idosos), causando a fragilidade dos ossos, qual das células da charge apresentam maior atuação no desenvolvimento dessa doença? E qual o motivo das mulheres idosas apresentarem a osteoporose com maior frequência? Justifique suas respostas.

ATIVIDADE 1 – BEDU – ANATOMIA HUMANA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA – 54/2023

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Deixe um comentário