É o que você procurava?
Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado
Qual a importância da literatura na Educação Básica? Muitas vezes, quando estamos cursando uma graduação, temos diversas disciplinas, mas nem sempre compreendermos a importância delas para a formação acadêmica e do ser humano. Por este motivo, a atividade foi iniciada com uma pergunta que guiará a sua reflexão.
Segundo Brito (2010. p. 11), “O vocabulário de uma pessoa que tem o hábito de ler é amplo, pois a aptidão para ler com proficiência é o mais significativo indicador de bom desempenho linguístico, permitindo ao leitor ter uma quantidade de informações sobre quase todos os domínios do conhecimento, sabendo hierarquizá-las, estabelecendo as devidas correlações entre elas e discernindo as que se implicam das que se excluem, utilizando-as apropriadamente como recursos argumentativos para sustentar suas ideias. A capacidade de compreensão adquirida pela interpretação é fundamental. No Brasil, o número de analfabetos funcional é alarmante, trata-se daquelas pessoas que sabem ler e escrever, mas que não compreendem o que estão lendo. O hábito de leitura neste ponto é primordial, pois quanto mais se lê, mais aumenta a capacidade de compreensão do mundo de cada indivíduo, lembrando que isso vale para qualquer tipo de leitura, desde os célebres e clássicos romances como a leitura diária de uma crônica num jornal.”
(BRITO, Danielle Santos de. A importância da leitura na formação social do indivíduo. FALS, v. 4, n. 8, 2010. Disponível em: https://fals.com.br/novofals/revela/REVELA%20XVII/Artigo4_ed08.pdf. Acesso em: 11 jul. 2024.)
Refletindo sobre a importância da literatura na Educação Básica, especialmente no Ensino Médio, coloque-se no lugar de um professor de literatura que está trabalhando o poema “O capoeira”, de Oswald de Andrade e considere as orientações a seguir.
1ª ETAPA: O poema apresenta dois personagens (soldado e o capoeira), um deles é o que dá título ao texto, “O capoeira”, que faz parte da nossa cultura afro-brasileira. Como se fosse introduzir o conteúdo para seus alunos do Ensino Médio, faça um parágrafo de 10 a 15 linhas explicando sobre a importância da cultura Afro para a nossa formação identitária.
PORTFÓLIO – PRÁTICA PEDAGÓGICA: LITERATURA E ENSINO – 54_2024
É o que você procurava?
Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado
Trabalhos Relacionados:
PORTFÓLIO – PRÁTICA PEDAGÓGICA: PROCESSOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO MÉDIO – 54_2024
A tecnologia vem cada dia sendo discutida dentro das organizações e meios institucionais. Pensando nessa […]
A cultura maker, em uma perspectiva interdisciplinar, representa um movimento inovador que transcende as barreiras tradicionais entre disciplinas acadêmicas. Ela valoriza a criatividade, o espírito empreendedor e a colaboração, estimulan
A cultura maker, em uma perspectiva interdisciplinar, representa um movimento inovador que transcende as barreiras […]
PORTFÓLIO – PRÁTICA PEDAGÓGICA: EDUCAÇÃO MAKER – 54_2024
A cultura maker, em uma perspectiva interdisciplinar, representa um movimento inovador que transcende as barreiras […]
Deixe um comentário