Primeira etapa: LEIA atentamente o texto de apoio a seguir. “A possível complexidade existente no processo de formação de uma liderança est

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Primeira etapa: LEIA atentamente o texto de apoio a seguir. “A possível complexidade existente no processo de formação de uma liderança estratégica é maior quando se considera, principalmente, o ambiente competitivo das organizações (MINTZBERG, 1998).  Além do mais, ‘ter uma boa estratégia, não é suficiente.   Liderar   é   mais   do   que   uma   inserção   de   estratégia   no mercado; é inserir a si mesmo no ambiente corporativo’ (CARVALHO, 2010, p.  47).  A liderança não é apenas habilidade pessoal, ela é, também, um processo interpessoal dentro de um contexto complexo, no qual não se pode deixar de considerar outros elementos, tais como: as características do líder, a motivação dos liderados, as características da missão ou tarefa a ser realizada e a conjuntura social, econômica e política da organização (MAXIMIANO, 2009). Para Senge  (1999),  a  nova  tarefa  do  líder  é  muito  mais  simples, pois  ele  tem  que  criar  condições  para  que  todos  possam  aprender, porque  todos precisam se adaptar as novas mudanças.  Muitas vezes os líderes reconhecem a necessidade de mudança e resistem a ela, já que temem às implicações que seu poder e status podem causar.  Morgan (2011, p. 163) esclarece que ‘o poder é o meio através do qual conflitos de interesses são, afinal, resolvidos. O poder influencia quem consegue o quê, quando e como’. Assim, podemos depreender que liderança e poder estão intimamente ligados e são mecanismos que, se mal utilizados, podem trazer sérios problemas para a gestão organizacional. Em tempos de competitividade os gestores/líderes das organizações devem agir com a máxima eficiência. Se eles não se conscientizam de se construir um plano de ação estratégico, torna-se inviável potencializar os pontos fortes e eliminar os pontos fracos para, dessa forma, neutralizar os concorrentes e os riscos, aproveitando, com isso, as oportunidades do mercado (CARVALHO, 2010)”.
 
Fonte: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/14120/9774. Acesso em: 26 out. 2023.
 
“A busca por objetivos e resultados satisfatórios por parte das organizações requer, cada vez mais, lideranças que sejam capazes de impulsioná-las no contexto competitivo da atualidade rumo não apenas à sobrevivência, mas ao sucesso. A liderança existe no sentido de dar uma direção, introduzir renovação e revitalização para o alcance de resultados” (COSTA, 2020, p. 155).
 
Fonte: COSTA, W. Psicologia Organizacional. Maringá: Unicesumar, 2020.

MAPA – PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL – 54/2023

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Trabalhos Relacionados:

Deixe um comentário