O preconceito e as diversas violências são dilemas que as Ciências Humanas discutem há mais de um século. Dentro do ambiente escolar, é uma questão costumeira e determinante.  A seguir temos um estudo de caso fictício, mas que

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

O preconceito e as diversas violências são dilemas que as Ciências Humanas discutem há mais de um século. Dentro do ambiente escolar, é uma questão costumeira e determinante.  A seguir temos um estudo de caso fictício, mas que pode acontecer dentro da escola:

Marcia é professora do 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal, no município em que reside. Ela escolheu essa profissão inspirada em promover uma mudança qualitativa na vida de crianças e adolescentes, ao valorizar a Educação e a Ciência. Marcia é formada em Pedagogia e tem especialização em Psicopedagogia,  sempre demonstrou atenção e interesse por sua área de conhecimento. Em sua vida, destacou-se por um desempenho positivo dentro da escola. Diante disso, é reconhecida por alunos, pais e pela direção escolar.
Marcia foi convidada para ministrar aulas em uma instituição que atende Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio. Essa escola é marcada por problemas de desempenho e comportamento dos alunos. Ela aceitou esse desafio, e sabia do perfil da instituição escolar, que estava inserida em um bairro de alto índice de violência.
Sua experiência profissional na escola foi impactante. A professora Marcia foi alvo de preconceitos e violências, sofreu assédio moral dos alunos, presenciou agressões físicas, uso de armas e de drogas e se sentiu ameaçada. Entretanto, diante de tudo que vivenciou neste período na escola, Marcia não desistiu de seu propósito. Ela deseja modificar a realidade escolar e, consequentemente, a comunidade na qual está inserida.

1- Considerando o caso analisado e as contribuições da Antropologia no contexto escolar, se coloque no lugar da professora Marcia e elabore um plano de ação que possa ser utilizado por ela na tentativa de reduzir a violência na escola. Seu plano de ação deve conter os itens a seguir:

PLANO DE AÇÃO

  • Tema: 
  • Objetivo Geral (iniciar com o verbo no infinitivo que atenda ao tema proposto, exemplo: apresentar, desenvolver, compreender, entre outros):
  • Ações (o que fazer?): 
  • Justificativa (por que fazer?):   
  • Recursos (materiais que serão utilizados): 
  • Responsáveis pela ação (todos que participarão): 
  • Período de duração (quantos dias, semanas ou meses):
  • Resultados esperados:
     
    2-  Dentro das Ciências Sociais, a Antropologia se destaca como um campo de conhecimento interessante para conhecer uma comunidade. Diante disso, discorra sobre a importância da Antropologia dentro do ambiente escolar (mínimo 10 e máximo 15 linhas).
     
    Orientações gerais:
  • Para esta atividade, você deverá utilizar o formulário padrão que está disponível em “Material da Disciplina” e aplicar os conceitos trazidos no decorrer da disciplina.
  • Considere as orientações para a atividade MAPA, acessando o link do vídeo explicativo que está na “Sala do Café”.
  • Não se esqueça de que este é um trabalho acadêmico, assim observe as Normas ABNT.
  • Atenção: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados, ou cópia textual entre colegas) a atividade poderá ser zerada.
  • Anexe o arquivo no campo de resposta da atividade MAPA, clicando sobre o botão “Selecionar arquivo”.
  • Após anexar o arquivo, certifique-se de que seja o arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após “Finalizar o Questionário”, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
  • Tendo dúvidas, não deixe de encaminhá-las por meio do “Fale com o Mediador”.

MAPA – PED – FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO – 53_2024

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Deixe um comentário