O movimento higienista, até a primeira metade do século XX, concebeu a medicina de ação preventiva como uma disciplina

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

ATIVIDADE 1 – SAÚDE – SAÚDE COLETIVA – 52/2023

O movimento higienista, até a primeira metade do século XX, concebeu a medicina de ação preventiva como uma disciplina, parte ou setor da higiene. A ideia subjacente à higiene era a de estabelecer normas e hábitos para conservar e aprimorar a saúde individual e coletiva, entendendo a desorganização social como fruto dos processos de adoecimento. Caberia às ações higiênicas atuar sobre os componentes naturais, urbanísticos e institucionais da sociedade, com a disciplina dos corpos e dos comportamentos.

Fonte: MEIRELLES, R.;  IANNI, A. M. Z. O preventivismo e os homossexuais no contexto da ditadura militar brasileira: uma análise a partir das contribuições de Sérgio Arouca. Interface, Botucatu (on-line) v. 24, nov. 2020.

Na atualidade, a saúde pública adota o modelo preventivista na abordagem do processo saúde-doença. Além disso, considera os determinantes sociais de saúde na elaboração de ações para minimizar os danos à saúde das pessoas que vivem naquela comunidade. Sobre esses dois temas, responda às questões 1 e 2 propostas para essa atividade:

Questão 1
O modelo preventivista para a abordagem do processo saúde-doença surge devido à crise do capitalismo e à incapacidade dos governos de assumirem os custos da saúde no contexto médico hospitalar. Leavell e Clarck propuseram o Modelo sobre a História Natural da doença, que pressupõe que toda doença tem um percurso natural e que, para cada uma das fases, deve-se adotar um tipo de prevenção. Baseados no modelo de Leavell e Clark, ASSOCIE as fases da história natural da doença com suas respectivas ações sanitárias, que devem ser adotadas como formas de prevenção.

Questão 2
Determinantes Sociais de Saúde (DSS) são características importantes que devem ser consideradas para a formulação de políticas públicas de saúde. Na atualidade, a importância de conhecer e valorizar as necessidades de saúde e dos determinantes de saúde de uma comunidade permite a melhoria da qualidade de vida (QV) das pessoas que nela vivem. A Comissão Nacional de Determinantes Sociais de Saúde define DSS como “fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população”.

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Deixe um comentário