O Geoprocessamento é definido como um conjunto de técnicas de coletas de dados, as quais, mediante processos computacionais, sofrem manipulação, gerando informações espacialmente referenciadas, podendo ter como resultado: mapas, cartas, planilhas, gráficos e afins. Trata-se de uma tecnologia multidisciplinar que pe

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

O Geoprocessamento é definido como um conjunto de técnicas de coletas de dados, as quais, mediante processos computacionais, sofrem manipulação, gerando informações espacialmente referenciadas, podendo ter como resultado: mapas, cartas, planilhas, gráficos e afins. Trata-se de uma tecnologia multidisciplinar que permite a convergência de diferentes disciplinas científicas para o estudo dos mais diversos fenômenos, como os desastres ambientais.
Assim, “na perspectiva moderna de gestão do território, toda ação de planejamento, ordenação ou monitoramento do espaço deve incluir a análise dos diferentes componentes do ambiente, incluindo o meio físico-biótico, a ocupação humana, e seu inter-relacionamento. O conceito de desenvolvimento sustentável, consagrado na Rio-92, estabelece que as ações de ocupação do território devem ser precedidas de uma análise abrangente de seus impactos no ambiente, a curto, médio e longo prazo” (Câmara; Medeiros, 1998, p. ).

Fonte: CÂMARA, G.; MEDEIROS, J. S. de. Introdução: por que geoprocessamento? In: CÂMARA, G.; MEDEIROS, J. S. de. (org). Geoprocessamento para projetos ambientais. São José dos Campos: INPE, 1998. p. 1-14.

ATIVIDADE 1 – GAMB – GEOPROCESSAMENTO APLICADO À ESTUDOS AMBIENTAIS – 53_2024

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Trabalhos Relacionados:

Deixe um comentário