O art. 3º da Constituição Federal no seu item III estabelece os objetivos fundamentais da República brasileira, a saber: III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.Para atingir esse objeti

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

O art. 3º da Constituição Federal no seu item III estabelece os objetivos fundamentais da República brasileira, a saber: III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.
Para atingir esse objetivo, o Estado precisa realizar a Gestão Administrativa Financeira através de seus recursos financeiros. Isso envolve o desenvolvimento da atividade financeira do Estado, que se destina à obtenção e ao emprego dos materiais e de serviços para a realização das necessidades da coletividade, de interesse geral, atendidas por meio do serviço público.

Pense:

Como o Estado pode, através da educação financeira, diminuir as desigualdades sociais e, assim, atender ao Art 3º III da CF?

Entenda:

A Semana Maringaense de Educação Financeira (SEMEF), um evento que visa promover a cultura de educação financeira em Maringá. É uma iniciativa do movimento Prosperingá e da Câmara Técnica Financeira e de Seguros em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (CODEM). Este evento é fruto de uma lei municipal articulada por essas entidades, tornando Maringá uma das primeiras cidades do país a contar com uma legislação específica para falar sobre esse assunto, a educação financeira.

Para entender melhor este desafio, nos aprofundaremos no caso:

A Semana Maringaense de Educação Financeira (SEMEF) é um exemplo notável de como a educação financeira pode ser usada para atender ao Art 3º III da Constituição Federal. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a SEMEF contribui para esse objetivo:

  1. Educação Financeira: a SEMEF promove a cultura de educação financeira em Maringá, fornecendo aos cidadãos as ferramentas e o conhecimento necessários para tomar decisões financeiras informadas. Isso pode ajudar a erradicar a pobreza, dando às pessoas a capacidade de gerenciar melhor seus recursos financeiros.
  2. Inclusão Financeira: ao tornar a educação financeira acessível a todos, a SEMEF está trabalhando para reduzir as desigualdades sociais e regionais. A inclusão financeira é um passo importante para garantir que todos tenham as mesmas oportunidades de sucesso financeiro.
  3. Transparência: a SEMEF é um evento transparente que é aberto ao público. Isso permite que os cidadãos vejam como o dinheiro está sendo usado para promover a educação financeira e como isso está contribuindo para os objetivos da Constituição Federal.
  4. Eficiência: a SEMEF é um exemplo de como os recursos podem ser usados de maneira eficiente para atingir um objetivo maior. Ao concentrar-se na educação financeira, a SEMEF está usando seus recursos para fazer uma diferença duradoura na vida das pessoas.

Em resumo, a Semana Maringaense de Educação Financeira (SEMEF) é um exemplo de como a gestão administrativa financeira pode ser usada de forma transparente e eficiente

MAPA PORTFÓLIO – IMERSÃO PROFISSIONAL: GESTÃO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA – 53_2024

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Trabalhos Relacionados:

Deixe um comentário