Nosso sistema nervoso anatomicamente pode ser dividido em sistema nervoso central (SNC – formado por encéfalo e medula espinal) e sistema nervoso periférico (SNP – formado por gânglios e nervos).  Os nervos espinais se originam

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Nosso sistema nervoso anatomicamente pode ser dividido em sistema nervoso central (SNC – formado por encéfalo e medula espinal) e sistema nervoso periférico (SNP – formado por gânglios e nervos). 
 
Os nervos espinais se originam da medula espinal, saem pelo canal vertebral da coluna vertebral e totalizam 31 pares. Os nervos espinais são as vias pelas quais o SNC recebe informações do tronco e dos membros e controla suas atividades. Eles são formados pela fusão de duas raízes, uma posterior (ou dorsal), sensorial, que contem fibras que transportam informações da periferia para o SNC e por uma raiz anterior (ou ventral), eferente, que transporta informação do SNC para a periferia. Portanto, o nervo espinal pode enviar informações da periferia ao SNC e vice-versa. 
 
Tanto o conjunto de nervos espinais como a medula espinal podem ser subdivididos em quatro porções: cervical (rosa na figura A), torácico (azul na figura A), lombar (verde na figura A) e sacral (laranja na figura A). 
 
Para auxiliar na localização de patologias que envolvem déficits sensoriais periféricos (como pode ser o caso de lesões medulares), utilizam-se mapas da distribuição

ATIVIDADE 1 – FISIOLOGIA HUMANA – 54_2024

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Trabalhos Relacionados:

Deixe um comentário