Neste experimento, você irá aprimorar seus conhecimentos sobre análise microbiológica da água. Esta técnica permite detectar com antecedência alterações na qualidade da água.

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

DIAGNÓSTICO, ELABORAÇÃO E COORDENAÇÃO DE PROJETOS DE SANEAMENTO BÁSICO: MEDIÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS DE TRATAMENTO DE ÁGUA

Ao estudar a disciplina Saneamento Básico, observamos que se encontra no ramo da Engenharia Civil cuja principal atribuição é o diagnóstico, elaboração e coordenação de projetos de saneamento básico e de obras sanitárias. Essa característica do Engenheiro Civil deve ser ampliada, a fim de que os projetos melhorem a qualidade de vida da população, como os de água, sistemas de tratamento, esgoto, drenagem e irrigação pluvial. Nesta atividade você é o engenheiro responsável pelo tratamento de água e esgoto de seu município localizado no interior do Paraná. Para realizar este processo, você deve se basear em dois princípios: medição e monitoramento. A partir desses preceitos, você responsável técnico conseguirá realizar as tomadas de decisões para que o abastecimento público de água potável seja considerado efetivo e que estejam de acordo com os padrões ambientais solicitados.


ETAPA 1 Nesta ETAPA, você realizara o experimento: LABORATÓRIO DE SANEAMENTO AMBIENTAL: COLETA, PREPARO E ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA.

Neste experimento, você irá aprimorar seus conhecimentos sobre análise microbiológica da água. Esta técnica permite detectar com antecedência alterações na qualidade da água. Para realizar o experimento, verifique os materiais adicionais do laboratório virtual: Sumário Teórico e Roteiro. Responda:

  1. Qual o valor obtido da contagem do número de colônias de bactérias por 100 mL? * Adicione um print da placa de petri com sua contagem.

2. Qual foi a combinação dos positivos encontrada? Indique o NMP/100 mL e seus limites inferior e superior. * Adicione um print dos tubos de ensaio após a realização da coleta.

3. Qual o objetivo da análise microbiológica da água?

4. Qual a consequência do aumento da densidade de bactérias na água? ETAPA 2 Para esta etapa, inicialmente você engenheiro conhecedor das os parâmetros de qualidade das águas, deverá realizar o diagnóstico deste índice de qualidade a partir dos valores coletado em campo.
Nesta etapa você é o responsável por coletar amostras, realizar ensaio das amostras e avaliar os dados obtidos para determinar os Índices de Qualidade da Água (IQA) do rio que abastece a cidade no interior do Paraná. Para a realização dos cálculos para o IQA, utilize a tabela de Excel fornecida em seu material de estudo. Os resultados das análises se encontram na Tabela 1.


Tabela 1 – Parâmetros e resultados das análises de campo.


Responda: 1. Para os valores de NMP/100 ml encontrados e os valores tabelados, qual o resultado do IQA será para o estado do Paraná?

Após a melhoria da água, faça um novo cálculo do IQA para os novos resultados da análise de água e indique qual será a nova avaliação da qualidade da água.
Tabela 2 – Parâmetros e resultados das análises de campo.


ETAPA 3 Para esta terceira etapa, primeiramente você engenheiro deverá verificar as condições da qualidade da água e o enquadramento do rio de abastecimento. Inicialmente, o rio de abastecimento de seu município continha os parâmetros de potabilidade a seguir:

DBO a 20 ºC de 9 mg O /L.

OD de 4 mg O /L.

Turbidez de 24 UNT.

Cor verdadeira de 75 mg Pt/L.

pH = 6,0.

Cianobactérias = 20.000 cel/mL.

Coliformes termotolerantes = encontrado na ETAPA 1.
Com a diminuição da intensidade de industrialização da cidade, observou-se redução dos lançamentos clandestinos de esgoto industrial sem tratamento no rio de abastecimento, e após algum tempo observou-se os seguintes parâmetros:

DBO a 20 ºC de 5 mg O /L.

OD de 8 mg O /L.

Turbidez de 20 UNT.
J&D ASSESSORIA. +55 15 99690-9221 Entre em contato e solicite um orçamento.
ACESSE O NOSSO SITE https://studeoavent.com/

Cor verdadeira de 55 mg Pt/L.

pH = 7,0.

Cianobactérias = 5.000 cel/mL.

Coliformes termotolerantes = 8 NMP/100 mL. Você deverá responder as seguintes perguntas:
1 – Em qual classe o rio estava enquadrado?
2 – As condições de qualidade de água deste rio indicam quais principais usos?
3 – Qual é o tipo de tratamento para este tipo de classificação?
4 – Em qual classe o rio passou a ser enquadrado? 5 2 2 5 2 2
5 – As condições de qualidade de água deste rio passaram a indicar quais principais usos?
6 – Qual é o tipo de tratamento para esta nova classificação?
7– Indique quais são as medidas realizadas possíveis para que o rio de abastecimento público melhorasse sua classificação de qualidade ambiental.

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Trabalhos Relacionados:

Deixe um comentário