MAPA – QUÍMICA ANALÍTICA E INSTRUMENTAL – 53_2024

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Recentemente, houve um alerta importante feito por um cardiologista no Brasil sobre o uso de antigripais sem prescrição médica, especialmente entre idosos e pessoas com doenças cardíacas. O médico Valério Vasconcelos destacou que a automedicação pode agravar problemas cardiovasculares, como insuficiência cardíaca, insuficiência coronariana e miocardite. Ele enfatizou que certos antigripais contêm descongestionantes nasais, como a fenilefrina, que podem aumentar a pressão arterial e causar derrames e infartos​1. O paracetamol ou acetaminofeno é atualmente um dos analgésicos-antipiréticos mais utilizados, principalmente em crianças. Contudo, o fácil acesso ao medicamento e o desconhecimento da população sobre seus efeitos nocivos têm aumentado muito o número de intoxicações por esse medicamento.​

Fonte: https://vidasaudavel.einstein.br/o-que-fazer-em-casos-de-intoxicacao-por-medicamentos. Acesso em: 1 ju. 2024.
 
Os métodos cromatográficos são destaques entre as análises qualitativas e quantitativas, pois oferecem uma variedade de técnicas e um amplo campo de aplicações. A cromatografia se baseia no princípio da migração dos componentes de uma mistura como resultado das diferentes interações entre as fases estacionária e móvel. Dentre todas as técnicas analíticas de separação, a Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) é muito utilizada na quantificação de substâncias presentes em amostras complexas como as de sangue e urina, assim como também é empregada no controle de qualidade e na bioequivalência de medicamentos. Essa técnica permite a separação, identificação e quantificação de substâncias utilizando uma fase móvel líquida que perpassa por uma coluna recheada com uma fase estacionária. A CLAE é particularmente valiosa para detectar a dosagem de medicamentos e dessa forma identificar se a substância detectada está dentro da faixa terapêutica esperada. É utilizada também para assegurar que os medicamentos contenham a quantidade exata de ingredientes ativos declarados, além de garantir a ausência de contaminantes e produtos de degradação. Este processo é fundamental para manter a segurança e a eficácia terapêutica esperada.

Fonte: BULLA, M. K.; BARBOSA, V. A. Química analítica e instrumental. Maringá: UniCesumar, 2021.
 
O QUE DEVE SER FEITO NESTA ATIVIDADE?
Em vista disso, assuma o papel de um profissional de saúde que trabalha na agência sanitária local, e que, após uma denúncia, o antigripal ALFA é recolhido dos estabelecimentos devido à suspeita de causar frequentes efeitos colaterais, em especial na população de idosos da região. Dessa forma, cabe a você determinar se o que consta na bula é realmente compatível com o que a indústria descreve. O método de pesquisa escolhido é a CLAE, e o resultado da análise de 1 grama da amostra do medicamento foi o seguinte cromatograma:

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Deixe um comentário