MAPA – PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS – 53/2023

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Entre em contato e solicite um orçamento!!
WHATS¹ (15)99857-1117
WHATS² (84) 8166-5374
https://bit.ly/JDassessoria

Analisar as proteções do sistema elétrico e dimensionar os níveis de curto-circuito de uma instalação existente.
Aproveite esse momento e faça o melhor que puder de onde estiver!
Você é o engenheiro responsável pela parametrização do relé de uma subestação com um transformador de500kVA, relação de transformação de 13,8-0,38/0,22kV e impedância de 4,5%. A concessionária local lhe encaminhou a nova impedância equivalente no ponto de entrega e o relé instalado na cabine primária acusou afunção 50 desarmando o disjuntor de média tensão. Lembrando que a cabine primária conta com TC de proteção de 150:5A e TP com relação de transformação de 13800/R3:115/R3 resultando em RTP de 120:1.


Figura 1- Impedância equivalente da concessionária no ponto de entrega (COPEL)
ETAPA 01
Explique por que a função 50 pode ter sido acusada pelo relé de proteção e o que pode ter causado o desarme do disjuntor por essa função.
ETAPA 02
Calcule o nível de curto-circuito trifásico simétrico na cabine primária para determinar a corrente que passa pelaleitura do relé durante uma falha.
ETAPA 03
Após um tempo de operação da Subestação, o proprietário decide instalar uma usina fotovoltaica, mas a concessionária exige proteções de anti ilhamento da GD. O proprietário não tem o conhecimento sobre o assunto e pede a sua explicação sobre o que seria o problema de “ilhamento” da usina e porque ela é importante. Quaisas funções do relé seriam necessárias para essa proteção específica?

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Deixe um comentário