MAPA – PED – GESTÃO ESCOLAR E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO – 54_2024

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Texto 1

PPP deve ser elaborado coletivamente partindo do diagnóstico do contexto escolar, por meio do qual se dará a definição das ações. Contudo, no cotidiano escolar, o principal desafio na elaboração desse documento é o envolvimento e a participação da comunidade educativa. Vale ressaltar que, por meio da participação, as pessoas avaliam as ações realizadas, propõem novos caminhos, partilham seus saberes e experiências, por isso, a importância de que haja realmente a participação de todos e que por essa razão é um processo inconcluso, ou seja, está sempre em construção (FILIPIM; PASQUINI, SOUZA, 2018, p. 82).
Fonte: FILIPIM, Priscila Viviane de Souza; PASQUINI, Adriana Salvaterra; SOUZA, Marcia Maria Previato de. Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Básica. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.


Texto 2

A Constituição Federal de 1988, no artigo 206, e a LDB nº 9.394/1996, no artigo 14, estabelecem os princípios da gestão democrática na Educação pública e a participação de seus profissionais e da comunidade na elaboração do Projeto Pedagógico.
A gestão democrática favorece o exercício da cidadania, e a escola o possibilita ao abrir espaços de participação e diálogo. A LDB normatiza o PPP como uma ação coletiva para a conquista da Educação de qualidade. Ela concretiza as normas que regulamentam os meios necessários para a garantia ao direito de aprendizagem de todos e cada um dos alunos, como o cumprimento dos dias letivos e das horas-aula, a recuperação para aqueles de menor rendimento e a participação nos horários de planejamento para desenvolver planos de trabalho segundo a proposta pedagógica da escola.
Não existe lei federal que define a obrigatoriedade da elaboração do PPP, mas indicam a autonomia das escolas terem seus planos e construírem mecanismos de participação dos profissionais e da comunidade no processo de elaboração. De qualquer forma, nenhum gestor escolar deveria se sentir bem sem ter um planejamento para sua escola. É direito dos pais e familiares conhecer o PPP da escola onde irão matricular seus filhos (CEDAC, 2016, p. 17-18).

Fonte: Comunidade Educativa CEDAC. Projeto político-pedagógico: orientações para o gestor escolar. São Paulo : Fundação Santillana, 2016. Disponível em: https://www.observatoriodopne.org.br/_uploads/_posts/50.pdf?157483332. Acesso em 16 de agosto de 2024.

Texto 3

Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a uma determinada ruptura. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores (GADOTTI, 1994, p. 579).
Fonte: GADOTTI, M. Pressupostos do projeto pedagógico. In: MEC. CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA TODOS. Anais. Brasília, 1994.

Foram selecionados três trechos que falam sobre o Projeto Político-Pedagógico – PPP, podemos identificar sua importância e necessidade no contexto escolar. Pensando neste documento, a proposta para você aluno, é desenvolver o PPP, em especial o Capítulo I – Marco Situacional, como proposta do MAPA, conforme os critérios expressos a seguir.

Você deve fazer o preenchimento seguindo as informações expostas e preenchendo apenas o que for solicitado.
As informações apresentadas não podem ser de dados já existentes em estabelecimentos oficiais.

A instituição de ensino deverá ser Ensino Fundamental.

Nome do Estabelecimento:
Endereço:
Município:
Estado:
Telefone:
e-mail:
Dependência administrativa:
Núcleo Regional de Educação:
Entidade Mantenedora:
Localização:

CAPÍTULO I – MARCO SITUACIONAL

Observação: os itens abaixo deverão ser descritos em forma de texto

1. Organização da entidade escolar
1.1. Oferta de Ensino.
O estabelecimento Oferta:

Qual a idade dos alunos atendidos?
O Atendimento é parcial ou integral? Há atendimento intermediário?
Qual(is) o turno(s) de funcionamento?
Oferta a Educação Especial? Em quais modalidades?

1.2. Histórico do Estabelecimento

Descrever como se deu a criação do estabelecimento e as mudanças de nomenclatura ocasionadas pela oferta de ensino. Indicar na descrição os Decretos e Resoluções.
Justificar a escolha do nome do estabelecimento e incluir breve biografia do patrono, caso a escolha tenha sido feita em homenagem a alguém.

1.3. Recursos Físicos Materiais e Humanos
Qual o número de:

• Turmas:
• Alunos:
• Professores:
• Pedagogos/Coordenadores:
• Funcionários:
• Diretor Auxiliar:
OBSERVAÇÃO: Apenas quantificar.

Qual o número dos Ambientes Pedagógicos e seus Recursos Materiais (o que tem em que cada ambiente):

• Salas de aula;
• Sala de Recursos;
• Salas de contraturno;
• Sala de Apoio Pedagógico;
• Sala de Multimídia;
• Laboratório de Ciências, Química e Biologia;
• Biblioteca;
• Laboratório de Informática;
• Classe Especial;
• Auditório;
• Parques;
• Pátios;
• Outros: Quais?

1.4. Regime Escolar: (  ) Anual (   ) Semestral

1.5. Organização Escolar: ciclo, série, etapa ou outras formas de organização?

1.6. Organização Curricular: 
Desenvolver as competências e habilidades, Promover, Fomentar.
A organização curricular no PPP é o planejamento detalhado de “o quê”, “quando” e “como” ensinar, de modo a alcançar os objetivos educacionais estabelecidos pela escola.

1.7. Considerações sobre o Calendário Escolar:
O que está previsto no calendário? (Descrever).

1.8. Caracterização da Comunidade Escolar:

Qual a renda média dos pais (salário mínimo)?

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Trabalhos Relacionados:

Deixe um comentário