MAPA – PATOLOGIAS GERAIS DA NUTRIÇÃO – 52_2024

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

As neoplasias representam um dos mais significativos desafios de saúde em todo o mundo, contribuindo substancialmente para a mortalidade e limitando o avanço na expectativa de vida. Ao contrário de muitas doenças, a incidência e a mortalidade por câncer estão aumentando rapidamente no cenário mundial. De acordo com estimativas, somente em 2020 houve 19,3 milhões de casos novos de câncer no mundo. Há ainda, dados mais alarmistas que afirmam que um em cada cinco indivíduos desenvolverá câncer ao longo da vida (Ferlay et al., 2021).
DE OLIVEIRA SANTOS, M. et al. Estimativa de incidência de câncer no Brasil, 2023-2025. Revista Brasileira de Cancerologia, [s.l.], v. 69, n. 1, 2023.
 
FERLAY J. et al. Global cancer observatory: cancer today. Lyon, France: International Agency for Research on Cancer, 2020. Disponível em: https://gco.iarc.fr/today. Acesso em: 26 abr. 2024.

De que maneira a compreensão dos processos de desenvolvimento da patologia, bem como da incidência e mortalidade por neoplasias, é importante para o profissional da Nutrição? Previamente, podemos afirmar que conhecer os processos patológicos é fundamental no auxílio do seu diagnóstico, prognóstico e para o tratamento nutricional de doenças, comorbidades e efeitos colaterais de tratamentos. Quer um exemplo? Um profissional da nutrição que compreende que pacientes com câncer muitas vezes enfrentam desafios nutricionais devido aos efeitos colaterais do tratamento, como perda de apetite, náuseas e dificuldade de deglutição, poderá fornecer orientação e recomendações personalizadas para ajudá-los a manter uma nutrição adequada durante o tratamento, o que pode impactar positivamente na tolerância ao tratamento, na recuperação e na qualidade de vida.

 Uma alimentação equilibrada e saudável é capaz de prevenir o surgimento deste tipo de patologia? Por outro lado, existem alimentos ou padrões alimentares que podem predispor alguém ao surgimento de uma neoplasia?
 
Diante disso, imagine você como nutricionista clínico e recebe em seu consultório um paciente com a seguinte situação hipotética:

Um paciente de 55 anos, do sexo masculino, apresenta-se com histórico significativo de tabagismo crônico por mais de 30 anos, consumo regular de bebidas alcoólicas, dieta rica em alimentos processados e pobre em frutas e vegetais, além de um estilo de vida sedentário. O paciente busca orientação nutricional porque há casos de câncer no estômago e pulmão em sua família, e recentemente amigos o alertaram que é necessário melhorar seus hábitos de vida para reduzir as chances de que ele também venha a desenvolver algum tipo de câncer.

Agora, conhecendo os processos de adaptação celular, principalmente a metaplasia e displasia, dispostos na Unidade 5, responda as questões a seguir:
 
1) EXPLIQUE como ocorre o processo de adaptação celular no organismo humano.
2) DESCREVA as características de uma displasia e sua relação com as neoplasias.

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Trabalhos Relacionados:

Deixe um comentário