MAPA – MICROBIOLOGIA CLÍNICA – 53_2024

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

A rotina de um analista clínico no setor de microbiologia é desafiadora. Conhecer as técnicas, os microrganismos de maior importância médica e ter uma base teórica bem fundamentada são essenciais para uma boa execução das análises clínicas.

O microbiologista deve estar sempre preparado para encarar os mais diversos tipos de amostras, microrganismos e testes de identificação e antibiograma, para liberar um laudo preciso e de alta qualidade.

O Laboratório de Microbiologia tem como objetivo, não apenas apontar o patógeno responsável por uma determinada infecção, mas também indicar qual o perfil de resistência dos microrganismos isolados na sua rotina, possibilitando a indicação de tratamentos mais adequados, diminuindo assim a morbimortalidade de pacientes críticos.
Os laudos liberados pelo microbiologista afetam diretamente o tratamento dos pacientes. Os médicos, preocupados com o prognóstico, pressionam constantemente o laboratório em busca dos resultados. Então, não basta conhecer a microbiologia superficialmente para desempenhar um bom trabalho, é preciso estudo constante e busca diária por fontes de referência para agregar na sua rotina diagnóstica.
 
Fonte: ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Microbiologia clínica para o controle de infecção relacionada à assistência à saúde: Módulo 4. Procedimentos Laboratoriais: da Requisição do Exame à Análise Microbiológica e Laudo Final. Brasília: 2013.

Sendo assim, imagine que você atua como responsável técnico pelo setor de Microbiologia do Laboratório de um hospital de referência. Nele, são atendidos pacientes ambulatoriais e internados, de diferentes especialidades médicas, além das vagas de terapia intensiva.

Em uma manhã, iniciando sua jornada de trabalho, se deparou com duas análises que precisavam ser feitas:

Análise 1
Amostra de urina identificada como A.S.B.F., paciente feminina, 36 anos, proveniente de atendimento ambulatorial, não apresentava febre, mas queixava-se de disúria há 3 dias.

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Deixe um comentário