É o que você procurava?
Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado
A sigla STEAM significa Ciência (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Mathematics). O objetivo central deste conceito é promover uma abordagem interdisciplinar para a educação, promovendo o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, habilidades de pensamento crítico, criatividade e esforços colaborativos entre os alunos. Por meio da integração dessas diversas disciplinas, o STEAM visa equipar os alunos com as ferramentas necessárias para enfrentar as complexidades do mundo moderno, onde a proficiência nas competências relacionadas ao STEAM é muito procurada.
Existem inúmeras plataformas disponíveis que facilitam a conceituação e execução de atividades STEAM. A seguir, apresentaremos uma visão geral de algumas dessas plataformas e suas respectivas funcionalidades.
Scratch é uma plataforma de programação que foi especificamente projetada para atender às necessidades de crianças e jovens. Seu principal objetivo é fornecer aos alunos um meio para desenvolver seus próprios projetos interativos, incluindo jogos, animações e histórias. Através da utilização do Scratch, os alunos têm a chance de aprimorar suas habilidades de programação, lógica e criatividade, integrando perfeitamente tecnologia, matemática e arte em seus respectivos projetos.
https://scratch.mit.edu/
O PHetColorado é uma plataforma abrangente que fornece uma variedade de simulações interativas nas áreas de ciências e matemática. Ele facilita aos alunos a exploração de vários conceitos científicos e matemáticos por meio de experimentos virtuais. Através da utilização do PHetColorado, os alunos são capazes de mergulhar na investigação de fenômenos naturais, realizar cálculos, interpretar gráficos e obter uma compreensão abrangente de conceitos intrincados. Essa abordagem efetivamente funde os domínios da ciência e da matemática, resultando em uma experiência de aprendizado prática e cativante.
https://phet.colorado.edu/pt_BR/
Wordwall é uma plataforma versátil que fornece uma ampla gama de recursos interativos para fins de ensino e aprendizagem. Os educadores têm a capacidade de criar jogos personalizados, questionários, quebra-cabeças e várias outras atividades envolventes. Através da utilização do Wordwall, os alunos são capazes de aprimorar sua proficiência no idioma, desenvolver pensamento crítico e habilidades analíticas e aprofundar sua compreensão de tecnologia, matemática e arte.
https://wordwall.net/pt
Mentimeter é uma ferramenta de apresentação dinâmica que facilita o envolvimento do aluno, permitindo a participação em tempo real em enquetes, questionários e perguntas. Os educadores podem utilizar o Mentimeter para promover ambientes de sala de aula interativos, incentivando o diálogo dos alunos, coletando feedback valioso e promovendo o aprendizado ativo. Esta plataforma versátil acomoda várias áreas temáticas, incluindo matemática, ciências e artes, incorporando enquetes e perguntas que se alinham com o currículo.
https://www.mentimeter.com/
O Kahoot e o Padlet atendem a propósitos distintos no âmbito da tecnologia educacional. O Kahoot funciona como uma plataforma de jogo interativa centrada em um formato de perguntas e respostas, enquanto o Padlet serve como uma ferramenta versátil para a criação colaborativa de murais virtuais. Ambas as plataformas têm potencial para facilitar atividades STEAM, que englobam ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.
No caso do Kahoot, os educadores podem criar questionários com foco em tópicos como ciência, matemática e tecnologia. Essa abordagem não apenas incentiva o envolvimento e a participação ativa dos alunos, mas também promove um senso de aprendizado lúdico.
https://kahoot.com/
Por outro lado, o Padlet oferece um espaço digital semelhante a uma parede onde os alunos podem trocar livremente ideias, mostrar projetos e compartilhar recursos pertencentes às atividades STEAM. Essa plataforma permite que os alunos colaborem uns com os outros e expressem sua criatividade de maneira artística.
https://pt-br.padlet.com/
É fundamental enfatizar que a utilização da tecnologia na educação não é suficiente se for feita sem um propósito pedagógico perceptível. A simples incorporação da tecnologia na sala de aula não garante resultados de aprendizagem bem-sucedidos. É essencial que os educadores compreendam e articulem a intenção pedagógica por trás da integração da tecnologia, especificamente a finalidade pretendida e como ela aumentará os objetivos educacionais e promoverá o crescimento do aluno.
A intecionalidade pedagógica reside na determinação de como a tecnologia será empregada para facilitar experiências de aprendizagem significativas e cativantes para os alunos. Isso implica o planejamento cuidadoso de atividades que fomentem a criatividade, o pensamento crítico, a colaboração e as habilidades de resolução de problemas. Além disso, é crucial garantir que a integração da tecnologia esteja alinhada com o conteúdo curricular e as habilidades desejadas que os alunos devem construir. Ao delinear explicitamente a intencionalidade pedagógica, os educadores garantem que a tecnologia sirva como uma ferramenta verdadeiramente impactante, melhorando o processo de aprendizagem e enriquecendo as jornadas educacionais dos alunos.
A realização da atividade do MAPA ocorrerá em duas fases distintas.
ETAPA 1
A partir das opções de plataformas indicadas, você poderá construir recurso educacional do conteúdo que você gosta. Após ter criado seu recurso pedagógico, compartilhe o link de acesso e uma captura de tela do referido recurso pedagógico digital.
ETAPA 2
Você deverá redigir um texto dissertativo de 20 à 30 linhas, que contemple a sua visão e experiência ao realizar a presente atividade. É PROIBIDO responder as perguntas abaixo com tópicos. Mas, de qualquer modo, o texto de síntese deve destacar as informações abaixo:
1. Qual a plataforma que você usou? Qual o motivo da escolha por essa plataforma?
2. Qual a intencionalidade pedagógica da elaboração deste material, isto é, como o uso dessa tecnologia será alinhado aos conteúdos curriculares e às habilidades que se pretende desenvolver nos alunos?
É o que você procurava?
Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado
Trabalhos Relacionados:
A lei de resfriamento de Newton afirma que a taxa de variação da temperatura T(t) de um corpo em resfriamento é proporcional à diferença entre a temperatura atual do corpo T(t) e a temperatura constante do meio, Tm. A situação é descrita p
A lei de resfriamento de Newton afirma que a taxa de variação da temperatura T(t) […]
MAPA – MAT – CÁLCULO NUMÉRICO – 54_2024
A lei de resfriamento de Newton afirma que a taxa de variação da temperatura T(t) […]
Até agora, em seus estudos, você lidou com funções que envolvem apenas uma variável. No entanto, em muitas situações da vida real encontramos
Até agora, em seus estudos, você lidou com funções que envolvem apenas uma variável. No […]
Deixe um comentário