MAPA – MANUTENÇÃO E PATOLOGIA DAS EDIFICAÇÕES – 53_2024

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Toda edificação possui um ciclo de vida útil que varia de acordo com a durabilidade dos materiais empregados na construção, condições de uso e exposição e a realização ou não de manutenção periódica.
A manutenção é a combinação de ações técnicas e administrativas, incluindo as de supervisão, destinadas a manter ou recolocar um sistema em um estado no qual possa desempenhar uma função requerida. Englobando o conjunto de ações que visam recuperar e conservar a capacidade funcional, de segurança e a habitabilidade dos sistemas e elementos construtivos. A falta de manutenção faz com que pequenas manifestações patológicas, que a princípio poderiam ter baixo custo de recuperação, evoluam e passem a ter alto custo de recuperação.
Portanto, a manutenção deve ser vista como investimento e não como custo, uma vez que agrega valor à edificação. Pode ser dividida em: preventiva, corretiva, preditiva, de melhoria e produtiva total, como descrito a seguir:

Manutenção preventiva: estratégia que previne a ocorrência da falha, atuando antes que a edificação e seus componentes atinjam níveis de qualidade insuficientes.
Manutenção corretiva: realizada após a ocorrência da patologia.
Manutenção preditiva: consiste em executar as atividades de manutenção preventiva, baseadas em um planejamento de inspeções, e que envolvem os diversos elementos ou sistemas da edificação.
Manutenção de melhoria: consiste na excelência nos trabalhos de manutenção, atuando com ações preventivas e corretivas, visando aumentar o desempenho da edificação, de forma que este se torne superior ao projetado.
Manutenção produtiva total: atua na correção de falhas, procurando as causas, buscando eliminar situações permanentes de mau desempenho, interferindo na aquisição de materiais e equipamentos, proporcionando feedback aos projetos originais, aprimorando procedimentos e visualizando a manutenção da edificação.

ESTUDO DE CASO
Você, engenheiro, é parte da equipe técnica da A.L.S. Engenharia Diagnóstica e ficou responsável pela identificação da manifestação patológica (ETAPA 1), descrever a manifestação patológica (ETAPA 2) e correção (ETAPA 3). Dessa forma, preencha as lacunas com a identificação da manifestação patológica do tópico objeto de estudo e faça as demais etapas. Para esta etapa, inicialmente você deverá elencar as possíveis causas das manifestações patológicas descritas no escopo deste trabalho. Descreva o mais detalhado possível e sempre referenciando ao longo do texto.

1) Manifestação observada na armadura: __________________

Fonte: https://www.asope.com.br/single-post/2018/04/24/Fissuras-por-ataque-de-cloretos. Acesso em: 5 jul. 2024.

2) Manifestação observada no revestimento: ________________

Fonte: https://www.researchgate.net/figure/Figura-5-pode-se-ver-claramente-o-desplacamento-do-revestimento-ceramico-ocasionando-um_fig3_284030267. Acesso em: 5 jul. 2024.

3) Manifestação observada no revestimento: ___________________

Fonte: https://www.solerpalau.com/es-es/blog/eflorescencias/. Acesso em: 5 jul. 2024.

A partir dessas imagens, você, responsável técnico, conseguirá realizar o diagnóstico e as tomadas de decisões para as demais etapas.
Ao desenvolver o laudo técnico, você pode abordar:
1 – Descrição dos danos e localização na estrutura (referenciando a Figura).
2 – Extensão e gravidade dos danos.
​3 – Técnicas e regiões de ensaio, medições e análises. Se houver necessidade de realização de ensaios técnicos, se sim, quais são esses ensaios e quais regiões devem ser delimitados.
4 – Estabelecer os graus de deterioração da estrutura ou seus elementos.
5 – Indique quais são as medidas necessária para a manutenção e recuperação.
6 – Materiais e equipamentos que devem ser utilizados para recuperação.

ETAPA 1Para essa primeira etapa, inicialmente, você, engenheiro, deverá realizar o diagnóstico das manifestações patológicas descrito no escopo deste trabalho, indicando o nome de cada patologia.
1) 
2)
3)

ETAPA 2Na segunda etapa, você, engenheiro, deverá descrever as manifestações patológicas descritas no escopo deste trabalho. Descreva o mais detalhado possível e sempre referenciando as imagens ao longo do texto.
1) 
2)
3)​

ETAPA 3Por último, você, engenheiro, deverá descrever as medidas necessárias para recuperação (corretivas) das manifestações patológicas descritos no escopo deste trabalho. Descreva o mais detalhado possível e sempre referenciando as imagens ao longo do texto.
​1) 
2)
3)​

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Trabalhos Relacionados:

Deixe um comentário