Certo dia um dos equipamentos projetado pelo engenheiro anterior a você parou de funcionar, dado o tempo de uso do mesmo

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Você é o engenheiro de produto/projetos em uma empresa do ramo de fabricação de plástico reprocessado (PCR – Imagem abaixo).


Certo dia um dos equipamentos projetado pelo engenheiro anterior a você parou de funcionar, dado o tempo de uso do mesmo. O Equipamento é conhecido como “moinho de facas” e possui a funcionalidade de executar a trituração de material plástico. O equipamento possuiu vida útil de 15 anos. Uma vez que a máquina não está em funcionamento, o prejuízo é grande já que não existe outra máquina que possa substituir sua função, provocando a pausa da linha. Para conhecimento, observe a imagem abaixo, onde é possível observar o moinho de facas/triturador.


Aplicando boas práticas de gestão do seu setor de projetos, você primeiro deverá realizar uma análise visual para tentar entender o problema. Nesta primeira análise, foi constatado a presença de trincas nos quebradores. Como a trinca era generalizada e presente em muitos dos elementos, dado o tempo de vida da máquina e sua importância para o processo você opta por obter uma nova máquina semelhante a já existente. Há, contudo, um ponto mais emergencial a ser resolvido. Uma vez que só há uma máquina quebradora de ossos, não podemos ter a linha parada até a chegada da nova máquina. Neste caso, serão necessárias algumas ações imediatas e momentâneas para seguir com a produção. A ação a ser tomada consiste na substituição dos quebrados de ossos que quebraram. Para isso, você mandará sua equipe de usinagem produzir novos e soldar no lugar como plano de ação imediato. Como a máquina apresenta mais de 10 anos, você não foi capaz de achar o manual de instrução/manutenção da mesma e o fornecedor já não existe mais. Você sabe que o quebrador é fabricado com ferro fundido, mas não sabe qual o tipo. Diante do cenário apresentado, leia as fases 1 e 2 abaixo:
FASE 1 Como este modelo de moinho de facas te atende bem e supri suas necessidades, você resolve não alterar o projeto. Além disso, para evitar erros no processo de reparação provisória do seu equipamento, você necessita saber o material para aplicar o melhor tipo de solda. Com base nisso, responda as seguintes questões:
a) Qual(is) técnica(s) ou processo você, na condição de líder de manutenção, pode pedir para que seu time de colaboradores realize para determinar o tipo de ferro fundido, sendo que está, deverá ser uma técnica de baixo custo e rápido resultado? Explique sua resposta. b) Uma vez determinado o tipo de material do moinho de facas, você resolve realizar um estudo para que, o novo equipamento, tenha um tempo de vida útil maior que o antigo. Para isso, você identifica que seu equipamento quebrou justamente em uma de suas garras que é utilizada para quebrar os ossos pois não aguentou tanto impacto. Sabendo que a ideia é continuar utilizando ferro fundido, qual tipo de ferro fundido (maleável, branco, cinzento ou nodular) você aconselharia para a fabricação desta nova garra? Por qual motivo?
FASE 2 Suponha agora que outro problema surgiu nesta mesma empresa do ramo plástico que você trabalha. Desta vez, uma engrenagem (em torno de 7kg), produzida em liga de ferro, quebrou no interior de uma das máquinas. Esta peça possui dimensões bem específicas, não sendo comum encontrar em lojas físicas o tamanho desejado. Apenas do tamanho ser bem específico, não é necessário alto rigor dimensional bem como não é necessário um bom acabamento superficial. Para evitar futura dor de cabeça, sabendo que esta peça é um item praticamente impossível de se encontrar no mercado, você irá mandar produzir duas réplicas, uma para substituir a peça quebrada e outra para deixar em estoque. Com base nas informações apresentadas, responda:
a) Levando em conta o custo-benefício, qualidade e quantidade, qual processo de fundição você utilizaria para a fabricação do item em questão? Por qual motivo? OBS: por processo de fundição entende-se os processos de modelamento como microfusão, areia verde e outros. Não sendo, portanto, os processos de fusão como alto forno e cadinho.
b) Com base no que foi apresentado, quais processos de fundição você não utilizaria para a produção do item quebrado? Explique o motivo.

#mapa #módulo 52 #unicesumar #engenharia de produto #ramo de fabricação #plástico reprocessado #moinho de facas #pausa da linha #setor de projetos #quebradores #equipe de usinagem #ferro fundido #nova garra #rigor dimensional #microfusão

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Trabalhos Relacionados:

Deixe um comentário