MAPA – ESTRUTURAS DE CONCRETO II – 52_2024

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

ATIVIDADE 1
Estudante!

Exercitemos os nossos conhecimentos!

No presente MAPA, trabalharemos com as lajes maciças apresentadas na Figura 1 (Laje 1 e Laje 2). As alturas das lajes são de 10 cm, e elas possuem altura útil (d) de 7,5 cm e aço CA-50. Considere a altura da zona comprimida (x) de 1,1 cm e o carregamento distribuído (q) 10 KN/m².

Calcule:

Etapa 1
Verifique se as lajes são armadas em uma ou duas direções. Justifique sua resposta.

Etapa 2
Calcule todos os momentos para as lajes L1 e L2.

Etapa 3
Calcule a taxa de armadura negativa entre as lajes. Observação: uma vez que as lajes são consideradas de maneira isolada, é necessária a realização da compatibilização do momento negativo em lajes adjacentes.

Etapa 4
Calcule as taxas de armaduras positivas para as lajes L1 e L2. Observação: é necessária uma análise nos valores de momentos máximos positivos, já que, ao diminuir a intensidade de um momento negativo, ocorre o acréscimo no valor de momento positivo. O acréscimo de momento é determinado pela soma do cálculo da média entre a diferença do máximo momento negativo e o momento compatibilizado de cada lado. Já os casos em que o momento negativo aumenta, ocorre a diminuição do momento positivo, no entanto, a favor da segurança, é usual não alterar o valor do momento máximo positivo nesses casos.


Figura 1 – Lajes do estudo de caso
Fonte: a autora.

As tabelas de Czerny, aqui citadas, podem ser vistas ao acessar o link a seguir. Por meio delas, podemos determinar os valores adimensionais. Acesse a tabela de Czerny: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7869882/mod_folder/content/0/Apostilas%20e%20Slides/Tabelas%20de%20Czerny.pdf.

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Trabalhos Relacionados:

Deixe um comentário