MAPA – ESOFT – ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO I – 52/2023

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Controle de Custos Logísticos

A safra do arroz no Sul do Brasil bateu recordes este ano. O produto, após colhido e industrializado, é comercializado para todo o Brasil. Uma empresa de comercialização do arroz contratou você para auxiliar na criação de um algoritmo que consiga selecionar uma empresa de logística que tenha a capacidade de entregar em tempo recorde a sua produção. Esse algoritmo deve fazer a leitura da produção em toneladas da empresa e, posteriormente, a leitura de dados da frota da empresa de logística, por exemplo, a quantidade de caminhões. Para cada caminhão, devem ser lidas as seguintes informações:

– Capacidade em toneladas.
– Quilômetros que percorrerá (cada caminhão fará um percurso).
– Valor por tonelada em um quilômetro rodado.

Com essas informações, o algoritmo deverá ser capaz de indicar se a empresa de logística está apta a realizar o contrato ou não. Caso esteja apta, outras informações devem ser calculadas, como o custo geral da entrega. Esses custos deverão ser calculado por meio da capacidade em toneladas do caminhão multiplicado pelo valor da tonelada e multiplicado, também, pela quantidade em quilômetros, entretanto, para caminhões com capacidade superior a 45 toneladas, o valor por tonelada deverá ter um desconto de 25%, que faz parte de um acerto de negociação do contrato. O valor de custo calculado deve ser mediante a produção realizada.

Obervações:
– Caso a quantidade de produção não preencha o último caminhão, o valor a ser cobrado deve ser como se o caminhão estivesse cheio.
– Fórmula para custo do transporte de forma individual para caminhões com capacidade superior a 45 toneladas: Valor Transporte = (Capacidade Caminhão * Quantidade de Quilômetros) * (Valor por Quilômetro * 0.75).
– Fórmula para custo do transporte de forma individual para caminhões com capacidade inferior a 45 toneladas: Valor Transporte = (Capacidade Caminhão * Quantidade de Quilômetros) * (Valor por Quilômetro).

Sequência Lógica do Algoritmo
– Leitura dos dados de produção e quantidade de caminhões.
– Leitura dos dados individuais por caminhão.
– Verificação da aptidão da empresa (Produção >= Capacidade de todos os caminhões).
– Calcular o custo de transporte por caminhão e totalizar um único valor.
– A cada caminhão calculado, o valor da produção deve ser reduzido para que não precise contratar mais caminhões que a produção.

Atenção: o algoritmo deve ser escrito em pseudocódigo (Portugol) e submetido para correção em formato txt (documento de texto — Notepad) ou doc (documento do Microsoft Word). Algoritmos sem indentação terão desconto em pontuação. Serão avaliadas a corretude semântica e sintática, bem como a eficiência do código.
——
Orientações:
– Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu todas as perguntas da atividade e de que não deixou de atender a nenhum detalhe. Após o envio, não serão permitidas alterações. Por favor, não insista.
– Sempre que você consultar outros materiais e/ou conteúdos de terceiros, lembre-se de citá-los corretamente, atribuindo as devidas autorias, bem como inclua as fontes bibliográficas.
– Evite compartilhar sua resolução com colegas da turma. A expressão do aprendizado é pessoal e única de cada estudante. Preserve sua autoria e evite transtornos na replicação de sua resposta.
– A interpretação da atividade faz parte da avaliação. Por esse motivo, não são permitidas correções parciais da atividade no decorrer do módulo.
– Atenção ao PRAZO de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores.

Boa atividade!​

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Deixe um comentário