MAPA – EDUCAÇÃO INCLUSIVA – 52/2023

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

A discalculia é considerada um “distúrbio de aprendizagem que interfere negativamente nas competências de matemática de alunos que, em outros aspetos, são normais”.

 

Fonte: REBELO, J. A. Dificuldades de Aprendizagem em Matemática: as suas relações com problemas emocionais. Revista Portuguesa de Pedagogia, Coimbra, v. 2, p. 227–249, 1998. p. 230.

 

Para Bridi (2016, p. 259), a discalculia “não é uma doença generalizada do campo do aprender, é um transtorno específico de aprendizagem, com prejuízo na matemática, com consequências graves em todo o processo de aprendizagem, e na constituição do sujeito, quando não percebida, diagnosticada e tratada adequadamente”.

Fonte: BRIDI, C. A. F. et al. Discalculia e Intervenção Psicopedagógica: Alan: o aprendiz na conexão dos números. In: ROTTA, N. T; BRIDI, C. A. F; BRIDI, F. R. S. Neurologia e Aprendizagem: abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2016. p. 257–271.

 

Considerando as características da discalculia, assista ao vídeo “A Discalculia”, de Diana T. Coelho, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8m14OxENQ6g (link do vídeo também disponível no Material da Disciplina). Descreva duas dificuldades apresentadas pela personagem, proponha uma estratégia de trabalho na sala de aula para cada dificuldade apresentada que atenda às suas necessidades e justifique por que as utilizou.

 

Você realizará esse MAPA com base no Tópico 2 da Unidade 4 do livro didático, “Recomendações para o Trabalho Educacional e Inclusivo dos Estudantes do Público-Alvo da Educação Especial na Sala de Aula Comum”.

 

Então, retomando, elabore um texto dissertativo de, no mínimo, 10 e, no máximo, 25 linhas, seguindo estas orientações:

 

  1. Assista ao vídeo e selecione duas dificuldades apresentadas pela personagem, como se você estivesse na sala de aula acompanhando o processo de ensino e aprendizagem do estudante.

 

  1. Estabeleça uma estratégia de trabalho na sala de aula para cada dificuldade apresentada que atenda às necessidades do mesmo e justifique por que as utilizou.

 

  1. Justifique o porquê de sua estratégia de trabalho na sala de aula, explicando a relação entre a dificuldade e a estratégia proposta.

 

Atente-se às orientações:

– Para responder às questões, é imprescindível que se atente às unidades do livro da disciplina referente ao abordado nesta atividade. Assista às aulas conceituais e ao filme.

– O formulário em que as respostas deverão ser digitadas está disponível no ambiente da disciplina, na pasta “Material da Disciplina”, e o vídeo explicativo, na Sala do Café.

– Após concluir o MAPA, salve e envie o arquivo em formato de documento Word.

– Antes de finalizar sua atividade, certifique-se de que o arquivo anexado corresponde ao arquivo correto. Para não arriscar encaminhar o arquivo errado, renomeie o formulário com um nome específico e fácil de identificar.

– Siga as normas da ABNT, utilizando letra Arial ou Times New Roman 12, com espaçamento 1,5 entre linhas e alinhamento das margens justificado.

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Trabalhos Relacionados:

Deixe um comentário