MAPA – CCONT – PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL – 52/2023

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Olá, acadêmico(a) de Ciências Contábeis.

A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem. O objetivo desta atividade é que você se sinta parte da prática de elaboração de treinamentos para execução em sua organização.

Para desenvolver habilidades no trabalho em equipe e promover saúde mental é necessário uma boa estruturação de treinamentos?

“Quanto mais a pessoa conseguir utilizar as suas funções psíquicas para adaptar-se a novas circunstâncias e encontrar soluções inéditas para novos problemas, mais complexas serão as atividades que ela poderá desenvolver no seu trabalho.” (COSTA, 2019)

Antes de concluir sobre o comportamento do colaborador, é importante compreender o contexto, o indivíduo em sua singularidade e coletividade, e avaliar os recursos disponíveis.

Barreiras à comunicação: “Os problemas de comunicação podem se transformar em barreiras, impedindo a compreensão efetiva da mensagem.” (COSTA 2019; CHIAVENATO, 2010),

Conflito na organização: “O conflito de imediato pode ser visto, no contexto profissional, como algo negativo, ocasionado por pessoas indesejáveis, agressivas ou desequilibradas, podendo chegar ao confronto físico ou verbal.” (COSTA, 2019).

Segundo Puente-Palacios e Albuquerque (2014), existem critérios de diferenciação que podem auxiliar na compreensão da natureza de grupos e de equipes. Esses critérios de diferenciação são os seguintes:
Esforço: nas equipes, o esforço prioritário tende a ser coletivo.
Responsabilidade: o compartilhamento de responsabilidade pelo trabalho realizado é uma característica central da equipe.
Relação com a empresa: a autonomia é a palavra-chave que caracteriza a forma como o trabalho da equipe é organizado.
Estresse no Trabalho: “Um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa decorrente de estímulos ou estressores que existem no ambiente. É uma condição dinâmica que surge quando uma pessoa é confrontada com uma oportunidade, restrição ou demanda relacionada com o que ela deseja.” (COSTA 2019; CHIAVENATO, 2008, p. 473).
Inteligência emocional: “O mapeamento (das habilidades intelectuais) propõe um desafio aos que defendem uma visão estreita da inteligência, afirmando que o QI é um dado genético que não se pode mudar com a experiência de vida, e que nosso destino é em grande parte determinado por essas aptidões. Esse argumento ignora a questão mais desafiante: o que podemos mudar para ajudar nossos filhos a se darem melhor na vida? Quais fatores entram em jogo, por exemplo, quando pessoas de alto QI malogram e as de QI modesto se saem surpreendentemente bem? Eu diria que a diferença, muitas vezes, está nas aptidões aqui chamadas de inteligência emocional, que incluem autocontrole, zelo e persistência, e a capacidade de nos motivar a nós mesmos. E essas aptidões, como vamos ver, podem ser ensinadas às crianças, proporcionando-lhes uma melhor oportunidade de empregar qualquer potencial intelectual que Ihes tenha dado a loteria genética.” (COSTA 2019; GOLEMAN, 1995,s.n.)

COSTA, W. S. Psicologia Organizacional. Maringá: Unicesumar, 2018. Reimpresso em 2019.

Texto complementar

Mayara Bacelar “O estresse e as enfermidades psicológicas estão cada vez mais presentes na vida de trabalhadores mundo afora. Somente no Brasil, o número de afastamentos por este tipo de doenças saltou de 612, em 2006, para 12,3 mil em 2011, segundo dados do Ministério da Previdência Social. Apesar de haver fatores alheios ao universo do trabalho que influenciam para o desenvolvimento dessas ocorrências, o cotidiano profissional também pode favorecer o seu surgimento. E, nesse contexto, atividades técnicas, como a dos contadores, estão ainda mais expostas a distúrbios psíquicos e suas consequências.”

Disponível em: <https://www.jusbrasil.com.br/noticias/contadores-estao-entre-os-profissionais-com-mais-risco-de-estresse-e-depressao/100318311>; acesso em 25 abril, 2023.

ATIVIDADE PROPOSTA:

CONSIDERANDO O TEXTO COMPLEMENTAR  APRESENTADO E OS DADOS ANTERIORES, PEDE-SE:

Questão 1: Imagine uma empresa fictícia chamada Control, e elabore (em até 15 linhas) uma síntese sobre dinâmica dos grupo para a aplicação de treinamentos para a equipe da empresa que é composta por 30 funcionários.

Questão 2:  Considerando a unidade III que trabalha sobre: SAÚDE, SATISFAÇÃO X TRANSTORNOS MENTAIS NO TRABALHO. Selecione (escolha) três (3) temas, faça uma síntese explicativa e descreva sobre eles.

Questão 3: Monte três (3) programações para treinamento de equipes (vendas, marketing, contabilidade, financeiro, produção e etc). Considere uma estrutura de Planejamento com: tema do treinamento, data, horários, local, instrutor e objetivo de cada treinamento.

IMPORTANTE:

*Faça download do arquivo formulário MAPA Psicologia Organizacional, disponível no Material da Disciplina.
*Siga as orientações expressas neste enunciado e no formulário de preenchimento da atividade.
*Responder os campos solicitados no arquivo.
*É necessário salvar o arquivo com as respostas das questões e enviar no campo da atividade “MAPA” no ambiente da disciplina.
**O arquivo será enviado uma única vez, portanto, certifique-se de que ele está finalizado antes de enviar.

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Trabalhos Relacionados:

Deixe um comentário