MAPA – BIOQUÍMICA HUMANA – 53_2024

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

A água é um elemento fundamental no transporte e na distribuição de vitaminas, minerais, glicose, oxigênio e outros nutrientes para as células. Como o corpo não produz água, ela precisa ser reposta para que o organismo funcione regularmente, processo chamado de hidratação. Para se ter ideia da importância da hidratação, é relevante saber que o corpo elimina, naturalmente, uma média de 2,6 litros de água por dia (Marin-Morales et al., 2016).

Fonte: MARIN-MORALES, M. A. et al. Importância da Água para a Vida e Garantia de Manutenção da sua Qualidade. Boletim das Águas, [s. l.], 2015.

Para recolocar a água perdida, não basta beber alguns litros e ficar despreocupado. Ao eliminar água, os eletrólitos — minerais responsáveis pelo transporte de água para dentro das nossas células — que estão dissolvidos nela também são eliminados. Então, de nada adianta ingerir muito líquido com o objetivo de manter o corpo hidratado se ele não for rico em minerais, como sódio, potássio, magnésio, fósforo, cálcio e cloreto. Dessa forma, é relevante reforçar que a hidratação precisa oferecer uma combinação de água e eletrólitos para que seja eficiente.

Agora, suponhamos que você esteja em uma roda de conversa com seus amigos, que não são da área da saúde e não compreendem como ocorre essa hidratação dentro das nossas células. Como eles sabem que você está fazendo um curso da área da saúde, questionam-lhe como a água que bebemos acaba passando do nosso trato gastrintestinal para o interior das nossas células.

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Deixe um comentário