É o que você procurava?
Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado
Os lipídios são moléculas apolares, ou seja, não interagem com a água e o plasma, compostos em sua maior parte por água (cerca de 90%). Uma vez em um ambiente que é praticamente todo formado por água (o organismo humano), surge então o problema de como transportar essa substância altamente hidrofóbica (lipídios). A evolução resolveu esse impasse e encontrou uma saída para solucionar o problema de transporte de substâncias hidrofóbicas no organismo: as lipoproteínas.
Fonte: PINTO, W. de J. Bioquímica Clínica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.
Um dos fatores que pode causar uma doença conhecida como aterosclerose é a dislipidemia. A deposição de lipídios na parede vascular (placas de ateroma) ativa um processo inflamatório crônico, que tem como consequência alterações hemodinâmicas e cardiovasculares, como infarto do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais.
Alterações nos níveis plasmáticos das frações lipídicas podem ser diagnosticadas precocemente e monitoradas por exames laboratoriais, contribuindo para a prevenção das doenças cardiovasculares provenientes da aterosclerose. A avaliação do perfil lipídico é realizada através das determinações bioquímicas do colesterol total (CT), triglicerídeos, colesterol de alta densidade (HDL-c) e colesterol de baixa densidade (LDL-c).
É o que você procurava?
Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado
Trabalhos Relacionados:

MAPA – ENF – ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE CRÍTICO – 53_2025
1ª QUESTÃOA finalidade da vigilância hemodinâmica contínua no paciente grave é avaliar a eficácia do […]

MAPA – ENF – ENFERMAGEM EM SAÚDE DA MULHER – 53_2025
1ª QUESTÃOObjetivo da atividade:Compreender e analisar situações de violência obstétrica, reconhecendo os direitos da mulher […]

MAPA – EESP – ESTUDO SOCIO-HISTÓRICO E NEUROPSICOLÓGICO DA MEDICALIZAÇÃO INFANTIL53_2025
1ª QUESTÃOMuitas crianças são diagnosticadas com TDAH, devido a um diagnóstico superficial, logo, muitas vezes,incorreto. […]
Deixe um comentário