Imagine que você está no laboratório de microbiologia e recebe uma ligação da Dra. Meredith Grey, que o questiona sobre o resultado d

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Imagine que você está no laboratório de microbiologia e recebe uma ligação da Dra. Meredith Grey, que o questiona sobre o resultado de um ensaio de hemocultura realizado por você. O paciente, D.S., apresenta um quadro de endocardite severo, e por isso a médica esperava que o resultado do exame de hemocultura revelasse um microrganismo altamente patogênico. No entanto, o resultado do exame apresentou-se positivo para um tipo de estreptococo alfa hemolítico, um microrganismo da microbiota humana de pele e boca, que em condições normais do sistema imunológico, não causaria danos à saúde. As informações que você tem disponível sobre o paciente e o ensaio são as seguintes:

– Os controles de qualidade do ensaio microbiológico foram satisfatórios.
– O equipamento de hemocultura indicou crescimento bacteriano após cinco dias de incubação.
– Nas etapas de identificação bacteriana o analista responsável pela leitura da coloração de Gram registrou o microrganismo como “coco Gram positivo”.
– A amostra coletada foi única, mas mesmo sabendo que não é ideal, a médica autorizou a realização do ensaio microbiológico.
– O paciente tem 62 anos, utiliza medicamento contínuo para insuficiência cardíaca congestiva e já fez um procedimento de cateterismo.
– O paciente realizou há quatro semanas a colocação de uma prótese dentária.

Certo que de que não existe nenhum erro no processamento da amostra e na realização da hemocultura, você se disponibiliza a entregar um relatório escrito para a Dra. Meredith Grey sobre o que você conhece sobre esse microrganismo e como o seu resultado é compatível com a patologia apresentada por ele. Neste relatório você apresentará, brevemente:

1- A recomendação correta com relação à coleta de amostras para hemocultura que garantem resultados mais fidedignos e menos passíveis de dúvidas e erros analíticos.
2- A descrição do mecanismo de detecção bacteriana pelo sistema automatizado utilizado no laboratório.
3- Uma explicação compatível que relacione o microrganismo encontrado, a condição patológica do paciente e quais os fatores que contribuíram para a ocorrência desta patologia.

ATIVIDADE 3 – SAÚDE – MICROBIOLOGIA CLÍNICA – 53/2023

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Trabalhos Relacionados:

Deixe um comentário