ATIVIDADE 1 – GAMB – GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS – 52/2023

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Falemos um pouco sobre o que é seguramente o recurso natural mais importante para nós: a água! Podemos sobreviver semanas sem alimentos, porém apenas alguns poucos dias sem água. Sendo um recurso natural, é passível de degradação e de uma redistribuição que pode gerar crises de escassez para determinadas regiões, como podemos observar nos noticiários:

Notícia 1
“Crise hídrica: Medidas adotadas em Curitiba e região impedem colapso, mas esbarram em obra inacabada e falta de chuvas.

Rodízio de água será suspenso quando níveis das barragens estiverem em 80%; projeção da Sanepar é de que isso ocorra até o fim de 2021. Barragem do Miringuava deveria estar pronta há 11 anos.
Há um ano, o percurso que a água faz até chegar à torneira de casa é assunto diário em Curitiba e região metropolitana. O que antes passava despercebido devido à falsa impressão de não acabar, atualmente desafia profissionais da área e moradores para enfrentar a seca.
As medidas que foram implementadas para diminuir os efeitos da crise hídrica impediram o colapso do abastecimento de água. […]
Além disso, outro problema para a captação apontado pelos especialistas ouvidos pelo G1 é a poluição dos rios de Curitiba e região. Um estudo da ONG SOS Mata Atlântica mostrou que apenas um dos 11 rios que cortavam a região tinha boas condições ambientais.
No ano passado, segundo o hidrólogo, em julho quase se chegou ao colapso no abastecimento de água por causa da seca e dos níveis baixos dos reservatórios. Porém, em agosto, ocorreram acumulados de chuvas que eram difíceis de prever. […]”.

Fonte: https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2021/04/22/crise-hidrica-medidas-adotadas-em-curitiba-e-regiao-impedem-colapso-mas-esbarram-em-obra-inacabada-e-falta-de-chuvas.ghtml. Acesso em: 3 maio. 2023.

Notícia 2
“São Paulo sofreu pior crise de água de sua história em 2014

Os paulistanos enfrentaram em 2014 uma crise hídrica jamais vista. A população mudou seus hábitos e aprendeu a economizar água, passou a acompanhar diariamente as medições de nível do principal sistema de abastecimento paulista, o Cantareira, e esperou, ansiosa, pela temporada de chuva.
Apesar de todos os esforços, com a forte estiagem os oito sistemas entraram em declínio ao longo do ano. No dia 1º de janeiro deste ano, o Cantareira contava com 27,2% de sua capacidade. Quando o nível foi zerado, em maio, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) começou a explorar a primeira cota da reserva técnica (volume morto) e, em novembro, iniciou a captação da segunda cota desse volume. […]”.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-12/sao-paulo-sofreu-pior-crise-de-agua-da-sua-historia-em-2014. Acesso em: 3 maio. 2023.

As crises hídricas que observamos no Brasil possuem raízes muito claras: redução das chuvas, a degradação dos recursos hídricos e o consumo elevado de água. Sobre esse último, não faltam campanhas para conscientizar a população sobre a importância do consumo consciente.

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Deixe um comentário