ATIVIDADE 1 – HIST – GEOGRAFIA APLICADA A HISTÓRIA – 52/2023

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Geografia e História – O resgate de lendas e o enfoque geográfico da Natureza.

​Leia os textos a seguir:

Texto 1:
“Reza a lenda que Pele, a deusa dos vulcões, foi exilada por seu pai, Kane Milohai (criador do Céu e da Terra), por causa de seu temperamento forte e suas constantes brigas com sua irmã Namakaokahai (a Deusa da Água). Pele, vagou por diversos lugares até se estabilizar em Mauna Kea, isso pois a Deusa tinha o hábito de criar sempre um vulcão por onde passava, mas sua irmã por rancor das brigas e por Pele ter seduzido seu marido, sempre os afundava.
Em Mauna Kea, dizem que pode ver Pele nadando no incandescente da lava alaranjada, onde a deusa reside até os dias atuais. Ela ainda tem o hábito de se disfarçar entre os humanos como uma anciã, o que ocasionou um ditado no Havaí “Cuidado com as idosas, pois uma delas pode ser a Deusa Pele!”. Na cultura pop, Pele é muito bem representada no jogo de MOBA, Smite, com um design digno de uma verdadeira Deusa dos Vulcões.”
Fonte: Fala Universidades. Disponível em https://falauniversidades.com.br/5-lendas-da-cultura-havaiana-para-voce-conhecer-e-se-encantar/ Acesso em 19 de mar. de 2023.

Texto 2:
“Como é a mitologia Polinésia? – Recheada de elementos da natureza, sobretudo do mar, já que a região é toda formada por ilhas. Os arquipélagos foram habitados aos poucos, há cerca de 4 mil anos. Por isso, muitas lendas têm algumas diferenças locais. O deus dos mares, por exemplo, chama-se Kanaloa no Havaí e Tangaloa em Samoa e em Tonga. Os antigos polinésios acreditavam em divindades e em um poder sobrenatural chamado mana, encontrado em pessoas, árvores, pedras e lugares. Mandar bem em uma tarefa difícil significava ter uma grande quantidade de mana. Já um local com muito mana era chamado tabu (“lugar sagrado”) – o termo se internacionalizou e acabou parando inclusive no nosso dicionário.”
Fonte: Super Interessante. Disponível em https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-e-a-mitologia-polinesia/ Acesso em 19 de mar. de 2023.

Texto 3:
“Um dos 16 vulcões ativos no Peru, o Ubinas entrou em erupção em julho passado, lançando cinzas a mais de 5 mil metros de altura e levando à evacuação de milhares de pessoas em cidades próximas.
Se isso tivesse acontecido cinco séculos atrás, os incas provavelmente teriam preparado oferendas humanas para apaziguar o vulcão, porque era costume, tanto dessa civilização quanto de outras culturas pré-colombianas, fazer sacrifícios de pessoas por causa de erupções. Nas últimas décadas, em meio à exploração dos picos andinos mais importantes, arqueólogos encontraram plataformas de sacrifício e, em muitas delas, evidências das oferendas humanas.”
Fonte BBC Brasil. Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/geral-49941995#:~:text=Se%20isso%20tivesse%20acontecido%20cinco,pessoas%20por%20causa%20de%20erup%C3%A7%C3%B5es. Acesso em 19 de mar. de 2023.

Caros(as) alunos(as), boa parte da história da humanidade é marcada pela ausência das ciências. Assim, os fenômenos naturais eram explicados a partir de histórias, que expunham as crenças e a religiosidade dos povos do passado. Como exemplo destes eventos, podemos citar as erupções vulcânicas, um evento geológico extremo que atraia a admiração o medo da população, relegando tal evento às suas divindades. Sobre este evento, observe o mapa abaixo:

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Deixe um comentário