Desenvolver uma estrutura de classes em Java utilizando o conceito de herança. O exercício planeja praticar a criação de uma hierarquia de classes, onde uma classe pai (superclasse) compartilha atributos e métodos comuns com suas subclasses (classes filhas).

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ATIVIDADE 1 – ESOFT – PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS II – 54_2024

Construção de Estrutura de Classes com Herança em Java

Objetivo:
Desenvolver uma estrutura de classes em Java utilizando o conceito de herança. O exercício planeja praticar a criação de uma hierarquia de classes, onde uma classe pai (superclasse) compartilha atributos e métodos comuns com suas subclasses (classes filhas).

Descrição da Atividade:
Você deverá criar uma estrutura de classes que represente diferentes tipos de veículos. Especificamente, crie uma classe pai chamada Veiculo e duas classes filhas chamadas Carro e Moto. A classe Veiculo deve conter atributos e métodos comuns a todos os veículos, enquanto as classes Carro e Moto devem herdar essas características e incluir atributos ou métodos específicos.

Instruções:
Classe Pai: Veículo

Atributos:

– String marca: representa a marca do veículo.
– String modelo: representa o modelo do veículo.
– int ano: representa o ano de fabricação do veículo.

Métodos:

– void exibirDetalhes(): Método para exibir detalhes do veículo.
– Construtor que inicializa os atributos marca, modelo, e ano.
Classe Filha: Carro

Atributos Específicos:

– int numeroDePortas: representa o número de portas do carro.

Métodos Específicos:

– void exibirDetalhes(): Método sobrescrito para incluir a exibição do número de portas.
– Construtor que inicializa os atributos da classe pai e o atributo numeroDePortas.
Classe Filha: Moto

Atributos Específicos:

– boolean temSidecar: indica se a moto possui um sidecar.

Métodos Específicos:

– void exibirDetalhes(): Método sobrescrito para incluir a exibição da presença de sidecar.
– Construtor que inicializa os atributos da classe pai e o atributo temSidecar.
Nesta atividade você deve: 
1. Implementar as classes Veiculo, Carro e Moto conforme descrito.
2. Criar uma classe principal (Main) para instanciar objetos de Carro e Moto e demonstrar o funcionamento dos métodos, especialmente o método exibirDetalhes().

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