De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-V), o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é considerado:

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

“[…] um transtorno do neurodesenvolvimento definido por níveis prejudiciais de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade. Desatenção e desorganização envolvem incapacidade de permanecer em uma tarefa, aparência de não ouvir e perda de materiais em níveis inconsistentes com a idade ou o nível de desenvolvimento. Hiperatividade-impulsividade implicam atividade excessiva, inquietação, incapacidade de permanecer sentado, intromissão em atividades de outros e incapacidade de aguardar – sintomas que são excessivos para a idade ou o nível de desenvolvimento (Machado et al., 2014, p. 32). Fonte: MACHADO, J.D. et al. Manual diagnóstico e estatísticos de transtornos mentais. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.  

Em relação ao processo de ensino e aprendizagem, Barkley (2002) relata no contexto escolar são observáveis algumas características que compõem critérios clínicos operacionais, dentre eles: dificuldade de prestar atenção a detalhes ou errar por descuido em atividades escolares e de trabalho; dificuldade para manter a atenção em tarefas ou instruções e não terminar tarefas escolares, domésticas ou deveres profissionais; mudar constantemente de uma atividade para outra sem terminar nenhuma; dificuldade em organizar tarefas; evitar ou relutar em envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante; demonstrar suplicio na realização dos deveres de casa, somente conseguindo realizar aos poucos, interrompendo seguidamente o trabalho; fuga de brincadeiras que exijam muita concentração; perder coisas necessárias para tarefas ou atividades; ser facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa e apresentar esquecimentos em atividades diárias (BARKLEY, 2002, p. 7).

Fonte: BARKLEY, R. A. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade – TDA/H. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 2002.

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Trabalhos Relacionados:

Deixe um comentário