De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE, os desastres são o resultado de eventos adversos que causam um grande

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE, os desastres são o resultado de eventos adversos que causam um grande impacto na sociedade, sendo distinguidos, principalmente, em função de sua origem, isto é, da natureza do fenômeno que o desencadeia. Dentro das categorias de desastres, ainda é possível identificar categorias como meteorológico, antropológico, sideral, eólico, dentre outros que compõem uma infinidade de razões e ações para que o resultado final seja um evento de proporções catastróficas.

 

Observando os exemplos descritos no material de apoio, é possível perceber que existe uma recorrência maior de uma categoria de desastres. E qual seria ela? Eventos como o deslizamento de terra ocorrido em Petrópolis, no Rio de Janeiro, em 2022 ou, mesmo, como ocorreu no interior de São Paulo, em 2023, são deslizamentos de terra provocados por um grande volume de água e são desastres enquadrados na categoria geológica, por se tratar de uma movimentação de solo. Já o terremoto que assombrou a Turquia no ano de 2023 é categorizado como geodinâmico terrestre, por ser fruto de uma movimentação de solo sem água, relacionado ao vulcanismo e à sismologia.

 

Observe que o Brasil tem uma maior possibilidade de ser atingido por determinadas categorias de desastres. Pense, estudante, na disposição do solo brasileiro, no volume de chuvas e em todas as características naturais ou não do território nacional que podem resultar em desastre. Nesse sentido, responda às seguintes perguntas:

 

  1. Observando as características naturais do Brasil, existe a probabilidade maior da ocorrência de desastres de determinadas categorias? E por que são mais propícios em território nacional?
  2. Em caso de incêndio, como aqueles que aconteceram na Amazônia no ano de 2022, descreva o plano de ação junto com cada conduta a ser tomada.
  3. Quais são as prioridades estabelecidas pela Política Nacional da Defesa Civil? Explique cada uma delas.
  4. Quais são as inovações trazidas pela Lei nº 12.608, de abril de 2012, para a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil?
  5. A população atingida por um desastre fica comprovadamente vulnerável ao acometimento de doenças psíquicas ou não. Escreva as causas de doenças mentais e biológicas que têm maior probabilidade de acometimento nessa população.

 

 

 

É o que você procurava?

Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado

Trabalhos Relacionados:

Deixe um comentário